Projeto que proporciona vivência na política conta com duas chapas, que integram alunos da rede pública e privada
Com o intuito de despertar na juventude o gosto pela boa política é que a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de Vera Cruz criou o projeto por “Dentro da Prefa”. A proposta é uma eleição que envolva todas as escolas de Ensino Fundamental completo.
Após cerca de dois meses de planejamento, duas chapas se formaram: “Cuidando de Vera Cruz”, composta pelos candidatos Adélia Emmel, do Instituto Sinodal Imigrante, como prefeita e Gabriel Mantz, da Escola Estadual de Ensino Médio Vera Cruz, como vice, e “Vera Cruz para valer, o estudante faz acontecer”, que tem à frente Marlon Machado, da Escola Vera Cruz, e Luíz Henrique Maccalli, do Imi, como vice.
Depois da criação das chapas envolvendo 10 escolas do Município, das redes pública e privada, agora é a vez das majoritárias visitarem as escolas e apresentarem suas propostas. Na manhã desta quinta-feira, dia 16, ambas as chapas estiveram nas turmas do 8º e 9º anos da escola José Bonifácio, de Linha Andréas, interior da cidade.
OPORTUNIDADE
Para Marlon Machado, candidato a prefeito da chapa “Vera Cruz para valer, o estudante faz acontecer”, a experiência está sendo muito boa. “É uma oportunidade de conhecer outras escolas, outras realidades”, avalia. “É um momento para conhecer como é o dia a dia de um candidato e de como acontece a política”, completa.
Além da experiência, se surpreender com algo novo está sendo gratificante para o jovem Gabriel Mantz, candidato a vice-prefeito da chapa “Cuidando de Vera Cruz”. “Além desta vivência diferente, por termos várias escolas para visitar a agenda é corrida, o que dá noção de como é a agenda dos candidatos em período de eleição”, aponta. “Também está sendo importante, pois vemos o que acontece em Vera Cruz, as realidades”, acrescenta.
E o que motivou os jovens a participarem do projeto “Por Dentro da Prefa”? A oportunidade de aprender e conhecer a política local são os principais motivadores. “Além disso, a chapa que for eleita terá a oportunidade de apresentar um projeto que colabore com a comunidade como um todo”, reflete Gabriel.
Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Governo do Estado realiza interiorização na Região Central e anuncia repasses a hospitais
Em Candelária, Brito e Arita participaram do anúncio da destinação de R$ 885 mil para aquisição de mamógrafo digital ao hospital da cidade
FAB abre processo seletivo para serviço militar temporário em 2025
As inscrições para o processo seletivo terão início nesta quinta-feira (16), a partir das 10h e poderão ser realizadas até 30 de janeiro
Saber ler e escrever
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. O Rio Grande do Sul não teve nenhum
Por Moacir Leopoldo Haeser
TCE-RS apura suposto sobrepreço na compra de telas interativas em Santa Cruz
Ação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul apura compras feitas entre 2019 e novembro de 2022