O potencial para tempestades é maior no sábado
Uma nova frente fria avança da Argentina e do Uruguai e nesta sexta-feira (17) começa a mudar o tempo na Região Sul do Brasil. Depois de quatro dias com tempo seco, as pancadas de chuva voltam a ocorrer nos três estados. Diversas cidades do Rio Grande do Sul tiveram registros de chuva forte e de ventania já nesta quinta-feira (16). Mas a maior preocupação é com uma segunda frente fria prevista para o próximo sábado (18), pois o potencial para tempestades é maior.
A frente fria avança nesta quinta, pelo litoral gaúcho se aproximando do sul de Santa Catarina e estimula a ocorrência de pancadas de chuva por todo o Sul do Brasil especialmente à tarde e noite. Há risco de raios e pode chover com forte intensidade nos três estados. Há muito calor armazenado sobre o Sul do Brasil e o impacto da chegada da nova frente fria também pode provocar granizo e ventania, com rajadas de vento de até 90 km/h. A passagem desta frente fria pelo centro-norte da Argentina e Uruguai provocou temporais com ventania, granizo e uma extensa tempestade de poeira.
Semana termina em temporais
Vai chover muito no Sul do Brasil até o próximo sábado. Nesta quinta, a chuva mais volumosa e frequente deve ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. Na sexta, o risco de chuva forte é alto por todo o Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. No sábado, com a passagem da segunda frente fria, os temporais podem ocorrer nos três estados, mas não atingem todo o Rio Grande do Sul. A maior preocupação com tempestades é para Santa Catarina e Paraná.
Notícias relacionadas
FAB abre processo seletivo para serviço militar temporário em 2025
As inscrições para o processo seletivo terão início nesta quinta-feira (16), a partir das 10h e poderão ser realizadas até 30 de janeiro
Saber ler e escrever
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. O Rio Grande do Sul não teve nenhum
Por Moacir Leopoldo Haeser
TCE-RS apura suposto sobrepreço na compra de telas interativas em Santa Cruz
Ação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul apura compras feitas entre 2019 e novembro de 2022
Investimento em hemodiálise na Região Carbonífera vai reduzir deslocamento de pacientes para Santa Cruz
Convênio assinado com o Governo do Estado permitirá adequação do serviço no Hospital Regional de São Jerônimo