Geral

Frente fria provoca temporais no Sul

Publicado em: 16 de novembro de 2017 às 19:23 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:59
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Climatempo
  • Foto: Divulgação/ClimaTempo
    compartilhe essa matéria

    O potencial para tempestades é maior no sábado

    Uma nova frente fria avança da Argentina e do Uruguai e nesta sexta-feira (17) começa a mudar o tempo na Região Sul do Brasil. Depois de quatro dias com tempo seco, as pancadas de chuva voltam a ocorrer nos três estados. Diversas cidades do Rio Grande do Sul tiveram registros de chuva forte e de ventania já nesta quinta-feira (16). Mas a maior preocupação é com uma segunda frente fria prevista para o próximo sábado (18), pois o potencial para tempestades é maior.

    A frente fria avança nesta quinta, pelo litoral gaúcho se aproximando do sul de Santa Catarina e estimula a ocorrência de pancadas de chuva por todo o Sul do Brasil especialmente à tarde e noite. Há risco de raios e pode chover com forte intensidade nos três estados. Há muito calor armazenado sobre o Sul do Brasil e o impacto da chegada da nova frente fria também pode provocar granizo e ventania, com rajadas de vento de até 90 km/h. A passagem desta frente fria pelo centro-norte da Argentina e Uruguai provocou temporais com ventania, granizo e uma extensa tempestade de poeira.

    Semana termina em temporais

    Vai chover muito no Sul do Brasil até o próximo sábado. Nesta quinta, a chuva mais volumosa e frequente deve ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. Na sexta, o risco de chuva forte é alto por todo o Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. No sábado, com a passagem da segunda frente fria, os temporais podem ocorrer nos três estados, mas não atingem todo o Rio Grande do Sul. A maior preocupação com tempestades é para Santa Catarina e Paraná.