Região

No Dia do Produtor do Tabaco, propriedade em Vale do Sol vai receber autoridades do governo e entidades

Publicado em: 28 de outubro de 2021 às 08:19 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 14:19
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida / Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Importância e a riqueza do fumo para as pequenas propriedades rurais estarão em evidência

    A importância e a riqueza do tabaco para as pequenas propriedades rurais estarão em evidência, mais uma vez, na quinta-feira, Dia do Produtor de Tabaco, ocasião em que Vale do Sol vai sediar o evento de abertura oficial da colheita no Rio Grande do Sul. Com propriedade moderna e de fácil acesso, Oladi e Marli Schroeder vão abrir os portões de casa, em Faxinal de Dentro, para receber autoridades na tarde deste dia 28 de outubro, a partir das 14 horas, estritamente para convidados. A organização é da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, junto com a Afubra, o SindiTabaco e a Prefeitura de Vale do Sol. Para seu Oladi, é motivo de orgulho ter sido escolhido para sediar tamanho evento, que está no calendário do Estado. E também reforça a importância econômica desta cultura para Vale do Sol, pois na safra 2020/2021 foram 2.556 famílias que produziram, em 5.276,9 hectares, 12.372,5 toneladas de tabaco. O produtor recebeu, em média, R$ 10,28 por quilo de tabaco comercializado, totalizando um faturamento de R$ 127.189.300. 

    Seu Oladi e dona Marli cultivam 250 mil pés do tipo Virgínia, possuem cinco estufas de folha solta, mecanização e modernização que justificam a escolha desta propriedade modelo, que investe em inovação. Na semana passada, uma comitiva da Administração Municipal visitou os produtores. O prefeito em exercício de Vale do Sol, José Valtair dos Santos, frisou da honra do município em sediar o evento, que ano passado foi cancelado em função da pandemia. “O ato é importante, pois o retorno do tabaco para o município é bem expressivo e o setor contribui para a permanência das famílias no campo com uma boa fonte de renda para as propriedades, além de fomentar a geração de empregos”, destaca Santos.

    Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a escolha por Vale do Sol também tem motivação pessoal. “Nasci e me criei na Linha Formosa. Trombudo, hoje município de Vale do Sol, é minha terra natal, então, pode-se dizer que é um pouco de bairrismo”, complementa o dirigente.