Polícia

Tenente Coronel Reis é condecorado com duas medalhas em Porto Alegre

Publicado em: 24 de novembro de 2017 às 15:30 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:03
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Brigada Militar
  • Foto: Divulgação Brigada Militar
    compartilhe essa matéria

    A honraria destina-se àqueles que são merecedores da distinção por abnegação, dedicação, qualidade de gestão e responsabilidade social

    O Tenente Coronel Valmir José dos Reis, Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, foi condecorado na manhã desta sexta-feira (24), em Porto Alegre, com as Medalhas dos 180 anos da Brigada Militar, entregue pelo Comando da Corporação, e da Ordem do Mérito Policial Militar, pela Academia Sul Brasileira de Medalhística Militar.

    A honraria destina-se àqueles que são merecedores da distinção por abnegação, dedicação, qualidade de gestão e responsabilidade social, sempre demonstrando amplo comprometimento com as demandas que envolvem a segurança pública ao povo gaúcho.

    A Brigada Militar comemora 180 anos de prestação de serviços à população. Criada em 1837 com a denominação inicial de Corpo Policial da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, passou a chamar-se Força Policial em 1873. A partir da Proclamação da República, em 1889, intitulou-se Guarda Cívica. Alguns anos mais tarde, em 1892, recebeu as seguintes denominações: Corpo Policial, Brigada Policial, novamente Guarda Cívica e, finalmente, Brigada Militar. Tem como patrono o coronel Affonso Emílio Massot, oficial de grande destaque ao longo de sua trajetória.

    A Academia Sul Brasileira de Medalhística Militar é uma associação não governamental, de utilidade pública, sem fins lucrativos, defensora dos direitos coletivos, que tem por objetivo exteriorizar o reconhecimento as personalidades, cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham a contribuir para o bom estreitamento entre civis e militares, concorrendo para melhor integração da sociedade.