Região

Estiagem causou perdas na cultura do milho em Venâncio Aires

Publicado em: 16 de dezembro de 2021 às 10:38 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 16:53
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Gov.RS
    compartilhe essa matéria

    Cultura contabiliza perdas de 5% a 50% nas lavouras do município

    A safra de grãos de 2020/21 está sendo ameaçada pela falta de chuvas em Venâncio Aires, que segue abaixo do esperado. A seca afeta principalmente o milho, que contabiliza perdas de 5% a 50% nas lavouras, conforme o chefe do escritório municipal da Emater, Vicente João Fin. Já a soja teve poucos danos.

    De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos, outras culturas, como o tabaco e o arroz, também têm sofrido com o déficit hídrico. Entretanto, o fumo já se encaminha para a finalização da colheita e deve ter um resultado dentro do esperado para a safra.

    Os pedidos de água começaram em novembro e registram aumento a cada dia, sendo transportados cerca de oito a dez cargas diariamente. Ainda, por semana, são aproximadamente 400 mil litros apenas para o consumo humano. Entre as medidas elencadas pelo chefe do escritório municipal da Emater, Vicente João Fin, para diminuir o prejuízo pela falta de chuva é necessário realizar reserva de água para irrigação e um melhor preparo de solo antes do plantio.