Ao justificar sua iniciativa, o senador Fabiano Contarato argumentou que o Brasil passa por uma “guerra de violência no trânsito”
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa o Projeto de Lei (PL) 6.283/2019 que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustível para consumo imediato. A proposta, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), aguarda pelo parecer do relator na CAE, senador Zequinha Marinho (PSC-PA).
De acordo com o texto, a proibição se estende a qualquer estabelecimento que fique nas dependências do posto de combustível, compreendendo inclusive lojas de conveniência. Outro dispositivo do projeto prevê que os proprietários que infringirem a lei serão multados em dez salários mínimos e terão o valor dobrado em caso de reincidência. Uma norma destina todo o dinheiro arrecado com as multas a organizações sem fins lucrativos que desenvolvam trabalhos de conscientização sobre a violência no trânsito.
Ao justificar sua iniciativa, Contarato argumentou que o Brasil passa por uma “guerra de violência no trânsito”. Ele disse que os números de mortes e mutilação no trânsito brasileiro são alarmantes e podem ser comparados com dados de vítimas de países em guerra declarada.
De acordo com parlamentar, o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina e em suas dependências é habitual pelos frequentadores e muitos motoristas ainda insistem em dirigir após ingestão de álcool, colocando em risco a vida de outras pessoas, o que, segundo ele, é um hábito que contribui para o aumento de acidentes de trânsito.
Ao defender sua proposta, Contarato ressaltou que a medida não implicará impactos financeiros para os postos de combustíveis, pois sua principal atividade econômica, não sofrerá qualquer interferência.
Após deliberação na CAE, a matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para análise terminativa. Depois da CCJ, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, salvo se houver recurso para apreciação no Plenário.
Notícias relacionadas

Câmara de Vereadores de Santa Cruz inicia período experimental com sessão às 18h a partir de segunda
Após os testes, será feita uma análise para ver se retornam ao horário habitual

Compede solicita abertura de Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Conselho entregou um ofício à presidente do Legislativo, Nicole Weber

Durante pronunciamento em rede nacional, Lula diz que governo vai aprofundar debate sobre a jornada 6×1
Fala ocorreu em razão do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira

Premiado em evento nacional, projeto Maria da Penha na Escola deve ser fortalecido em Santa Cruz
Proposta foi aprovada pelo Legislativo na última sessão de 2024