Política

Saiba o que cada vereador falou na tribuna na primeira sessão do ano

Publicado em: 03 de fevereiro de 2020 às 18:59 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 22:41
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Rafael Cunha / Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Parlamentares se pronunciaram na noite desta segunda-feira na Câmara de Vereadores

    O Legislativo de Santa Cruz do Sul realizou na noite desta segunda-feira (3) a primeira sessão do ano da Câmara de Vereadores. Durante a sessão, vereadores discutiram sobre alguns projetos e ocuparam a tribuna para manifestação. 

    Confira a seguir quais foram os pronunciamentos feitos pelos vereadores quando falaram na tribuna:

    Zé Abreu (PTB): na oportunidade, falou sobre os pedidos feitos no ano passado em relação aos cuidados com os focos do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, cobrou ações do Executivo.

    Mathias Bertran (PTB): ressaltou o trabalho da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados em Santa Cruz (Agerst) quanto à tarifa do transporte coletivo urbano em Santa Cruz do Sul. Para ele, o reajuste não é o ideal, mas acredita que a Agerst tenha feito um bom trabalho. O vereador ainda citou as piscinas do Bairro Bom Jesus. Na opinião dele, não oferecem condições de uso o ano todo.

    Alex Knak (MDB): falou sobre a comemoração do aniversário de Pedro Simon, do qual participou no fim de semana. Comentou, ainda, sobre uma nova emenda parlamentar para colocação de recursos de média e alta complexidade no Hospital Santa Cruz. Ainda criticou mais dois vetos vindos do Executivo em relação a projetos apresentados por ele para transparência. De uma forma geral o vereador falou sobre IPTU, contrato da Corsan e a falta de vagas na educação.

    Marcelo Diniz (Independente): elogiou o poder Executivo pela entrega de novas retroescavadeiras na tarde desta segunda-feira.

    Luizinho Ruas (PTB): citou um morador de Rincão do Sobrado que reclama da poeira na rua onde mora e pede que a rua seja contemplada no plano de pavimentação do município. Em função disso, disse querer saber mais sobre quais as ruas que serão contempladas no plano. O vereador também falou sobre postes que foram deixados pela RGE na Rua Sobradinho há dez dias e não foram colocados. 

    Hildo Ney Carpary (PP): falou sobre a perda em janeiro do ex-diretor do Colégio Mauá, Wilson Ademar Griesang. Elogiou o trabalho da instituição e da personalidade que, junto com o atual mandatário do cargo, desempenham um exelente trabalho.

    Gerson Trevisan (PSDB): elencou uma série de projetos atuais e futuros para que Santa Cruz do Sul, na opinião dele, seja ainda mais desenvolvida. Entre outras medidas, citou a retirada de lixo e proteção dos mananciais, regulamentação dos food trucks e pavimentação de vias do interior.

    Francisco Carlos Smidt (PTB): criticou a Corsan que no sétimo ano de contrato não consegue, segundo ele, melhorar os serviços da cidade. No entanto, elogiou a construção do novo Cemai, mas pediu informações sobre o convênio firmado com o Hospital Moinhos de Vento para saber a efetiva aplicação do serviço. Falou em desprestígio dos profissionais locais e jogada de marketing do Executivo.

    Elo Schneiders (Solidariedade): elogiou a entrega das máquinas feitas pelo município na tarde desta segunda-feira. O vereador também citou um levantamento feito por ele durante o mandato de secretário da Agricultura e o trabalho que as máquinas farão nas comunidades do interior. Ainda destacou a qualidade de uma estrada no interior de Monte Alverne que foi recentemente melhorada.

    Alberto Heck (PT): falou no grande expediente e parabenizou o Executivo pela entrega de máquinas, que, segundo ele, irão beneficiar as comunidades do interior. Também elogiou o anúncio da realização do Carnaval em 2020 e a preparação, a partir de março, para o Carnaval 2021. Lembrou também a passagem do professor Wilson, que também foi o primeiro presidente do Conselho Municipal de Educação. Defendeu ainda a urgência dos pedidos na ordem do dia, da pasta da Educação, pela eminência do início do ano letivo. Disse ainda que vai encaminhar pedido para entender o quanto impactou o corte do vale-alimentação dos servidores do Magistério.

    Bruno Faller (PDT: destacou o transporte público de Santa Cruz do Sul precisa ser estudado para que seja viável em relação a outros tipos de transportes. Ele também afirmou que o transporte público precisa ser repensado, assim como já está ocorrendo em outros locais. Citou as piscinas do Bom Jesus, que tem pedido de esclarecimentos feito pelo vereador Alex.

    Os vereadores não referidos, como Edmar Hermany (PP), Bruna Molz (PTB), André Scheibler (Solidariedade) e Ari Thessing (PT) não fizeram o uso da tribuna.