Das seis cadeiras ocupadas no Legislativo, apenas duas permanecem com a sigla
Cada vez mais próximas, as eleições 2020 já movimentam o cenário político de Santa Cruz do Sul. Com a abertura da janela partidária na última quinta-feira (5), dois vereadores já oficializaram a troca de partido: Luizinho Ruas, do PTB para o PSD e Bruna Molz, do PTB para o Republicanos. Ambos, que faziam oposição ao governo, agora fazem parte de siglas da base do prefeito Telmo Kirst.
Além deles, outros dois vereadores, dos seis que ocupam a bancada do PTB na Câmara, devem migrar nos próximos dias, mas ainda não oficializaram a saída: Elstor Desbessel, que deve ir para o PL e Francisco Carlos Smit (Carlão), que ainda não definiu o futuro.
O presidente do PTB em Santa Cruz, Marco Antônio Borba, se manifestou sobre a saída dos políticos. Em contato com a reportagem do Portal Arauto horas após deixar o evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite, Borba não poupou críticas aos parlamentares."É uma lástima. Mas não para o partido, e sim para eles, que se elegeram pela nossa bandeira e agora, por troca de favores acabam indo pro lado da oposição", afirmou.
Borba acredita que esse tipo de movimento pode, além de prejudicar o político nas urnas, ainda fortalecer o partido de saída. "Essa movimentação do governo atual já aconteceu na eleição passada. Criou um outro partido, alguns vereadores nossos migraram e se aliaram ao prefeito, e hoje a sigla está esfacelada. Então a nossa visão é que esse pessoal que migrou não vai se reeleger, porque a comunidade está vendo e isso vai refletir na hora do voto. Além disso, o eleitor do PTB é fiel e não aceita esse tipo de política", considerou.
Quanto a coligações, o presidente disse que o PTB mantém conversas com o PSB e o PDT, partidos que também fazem oposição ao governo. Questionado sobre a atual deputada Kelly Moraes participar das eleições como candidata a cadeira do Palacinho, Borba não descartou a possibilidade. "Hoje, o nosso candidato a prefeito é o Mathias Bertram. Mas a Kelly é um nome forte. Vamos aguardar as convenções", finalizou.
O que dizem os vereadores que migraram ou que vão migrar
Bruna Molz: A vereadora Bruna Molz afirmou que foi muito feliz no PTB, mas que buscou seguir em um partido que, assim como ela, tem um olhar diferenciado voltado a causa animal. "Não tenho nada a falar contra o PTB, tenho muito orgulho de ter participado e admiro as pessoas que são parte. O que eles pensam não me atinge porque eu sei do meu trabalho e do quanto corri para concretizar meus projetos. Quando tu entra na vida política, é normal que tu te aproxime de pessoas que tem o mesmo pensamento que o teu e foi isso que me levou ao Republicanos", considerou.
Luizinho Ruas: O vereador Luizinho Ruas disse que a saiu do partido por entender que não há espaço para seu crescimento na sigla. "Saio do PTB deixando muitas amizades e com o maior respeito por quem compõe o partido. Eles me acolheram e enquanto eu estive lá, levantei a bandeira e fiz meu trabalho como vereador. Sou um vereador humilde e pé no chão e trabalho pelo povo. Meu bairro Faxinal Menino Deus e minha comunidade da zona Sul já me pedem a mais tempo para dar um passo a mais, e ir a deputado estadual. Mas sei que no PTB não tenho espaço porque tem colegas na frente. Então por isso decidi trocar e escolhi o PSD porque é um partido que vem trazendo muitas coisas boas para a nossa comunidade", ressaltou.
Elstor Desbessel: O vereador Elstor Desbessel, que deve se desfiliar do PTB ainda essa semana e migrar para o PL, alegou que é grato a sigla pelas oportunidade que teve, mas que quer buscar um novo espaço. "Agradeço ao PTB por tudo que me proporcionou ao mesmo tempo que penso que é hora de avançar e buscar um novo espaço", salientou.
Francisco Carlos Smidt: O vereador Carlão afirmou que a sua saída do PTB já havia sido anunciada há bastante tempo. Ele ainda não se desfiliou, mas deve ter como destino o PSDB. "Já havia manifestado a minha decisão de sair, devido a situações que ocorreram dentro do partido. Trabalhei e defendi o PTB por mais de 10 anos e assim será até o dia em que vou me desfiliar. Com abertura da janela partidária, que é direito do vereador, pretendo fazer uma escolha tranquila, para continuar trabalhando pela comunidade. Saio do PTB deixando grandes amigos, mas partidariamente busco outro caminho", explicou.
Notícias relacionadas

Santa Cruz poderá ter censo de pessoas com TEA
Projeto de lei Horizonte Azul foi protocolado na Câmara de Vereadores

Câmara de Vereadores de Santa Cruz inicia período experimental com sessão às 18h a partir de segunda
Após os testes, será feita uma análise para ver se retornam ao horário habitual

Compede solicita abertura de Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Conselho entregou um ofício à presidente do Legislativo, Nicole Weber

Durante pronunciamento em rede nacional, Lula diz que governo vai aprofundar debate sobre a jornada 6×1
Fala ocorreu em razão do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira