Município segue com dois casos suspeitos. Resultados serão conhecidos entre quatro a sete dias
Em transmissão ao vivo no Facebook da Prefeitura de Candelária na tarde desta terça-feira (24), a equipe de Saúde de Candelária, formada pelo coordenador, Dionatan Tavares, a coordenadora de Atenção Básica de Saúde do município, Líria Reis, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Melissa Rathke e a coordenadora da Equipe de Enfermagem do Hospital Candelária, Fernanda Velfle, explicaram novos protocolos à comunidade em relação ao funcionamento do Centro de Saúde e identificação de casos suspeitos, além de reforçar a necessidade do isolamento, em prevenção a pandemia do novo Coronavírus.
Até agora, o município registrou apenas dois casos suspeitos. Ambas são mulheres, uma de 17, – que havia retornado a pouco tempo do Uruguai -, e outra de 47 anos, – sem histórico recente de viagem – que já tiveram as amostras colhidas. O resultado virá em um período entre quatro a sete dias.
Veja os pontos abordados pelos profissionais:
Centro de Atendimento: O Centro de Atendimento, disponibilizado em breve no prédio da Ulbra, vai atender exclusivamente pacientes a partir de seis anos que apresentarem qualquer dificuldade respiratória. As demais doenças vão ser atendidas pelas outras unidades de saúde do município. O funcionamento será das 7h às 19h. Em outros horários e também nos finais de semana, esse atendimento será feito no Hospital Candelária.
Vacinação: Quanto a vacinação contra a gripe, a equipe pede a compreensão da comunidade, visando que essa primeira fase de imunização contempla apenas as pessoas com mais de 60 anos.
Definição de casos suspeitos: A partir da nova definição de transmissão comunitária no território nacional, todos os pacientes que tiverem gripe associada com febre e mais um outro sintoma como dor de cabeça, dor no corpo, tosse ou dor de cabeça, serão considerados suspeitos. Mas apenas os que apresentaram uma síndrome respiratória mais grave, serão submetidos a teste para o novo coronavírus. Trabalhadores da área da saúde com gripe e sintomas associados ao coronavírus, vão ser submetidos a teste e afastados das funções preventivamente.
Medidas adotadas: O município está cumprindo corretamente todos os protocolos recomendados. Além disso, o hospital está organizado e com disponibilidade de leitos com isolamento. Para a entrada na casa de saúde, todas as pessoas passam por uma avaliação inicial, visando evitar a circulação de pessoas.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade