Não é porque a academia está fechada que não se pode fazer exercício. Manter-se ativo faz bem à saúde
Quarentena não significa caminhar da cama até o sofá e do sofá até a cozinha. Dá, sim, para ocupar os dias de isolamento praticando atividades físicas. “O exercício físico é sabidamente um meio de nos mantermos saudáveis. Mas isso está intimamente ligado com a dose de exercícios que praticamos regularmente”, orienta o educador físico e personal trainer André Léo Eichwald. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é recomendado de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica e um mínimo de duas sessões de treinamento de força muscular por semana. “Mas manter-se ativo já é um desafio mesmo em condições normais.
A insuficiência de atividade física é um dos fatores de risco mais importantes para mortalidade e morbidade. Em poucos dias de inatividade, sabemos que a função muscular e a saúde metabólica se deterioram de maneira importante. Por isso, é imprescindível que nos mantenhamos ativos, mesmo em condições de confinamento”, frisa o profissional
Para isso, André Eichwald compartilha algumas dicas aos leitores:
| Não passe muito tempo sentado. Levante-se e caminhe por 5 minutos a cada 30 minutos sentado, brinque com as crianças e/ou pets, realize tarefas de casa.
|Caminhe! Mesmo dentro de casa ou no quintal. As escadas também são uma ótima opção. Planeje sessões de até 30 minutos.
| Exercite-se! Se você não está acostumado a fazer exercícios, inicie com um programa leve de alongamentos.
Quer ver mais dicas de alongamento? Confira essas e outras dicas de atividades para se ocupar durante o isolamento na reportagem especial, desta sexta-feira e sábado, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.