Prejuízos no município devido a estiagem ultrapassam os R$10 milhões
O município de Mato Leitão teve a situação de emergência reconhecida em portaria publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (31), devido aos prejuízo da estiagem. Os levantamentos foram encaminhados ao Governo Federal pelas Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil (CREPDEC), divididas em várias regiões do Estado.
O decreto municipal, com dados de prejuízos no setor primário, havia sido assinado pelo prefeito Carlos Bohn nos primeiros dias de janeiro. O quadro se agravou em março, com risco no abastecimento de água em todo o município. No dia 19, Bohn determinou racionamento de água pelo prazo de 30 dias. As associações hídricas estão autorizadas a aplicar penalidades de advertência e multa para aqueles que descumprirem diversas normas como lavar carros, calçadas, irrigar gramados, jardins, floreiras ou encher piscinas.
Na agricultura, conforme levantamento da Secretaria da Agricultura e Emater, os prejuízos ultrapassam R$ 10 milhões, atingido diretamente quase 500 famílias em todo o Município. No Estado, são 231 municípios com decretos de situação de emergência por estiagem, conforme boletim divulgado nesta semana pela Defesa Civil. O número aproxima-se da metade do total de municípios gaúchos, 497.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade