Dia marcado por missas campais, neste ano foi de resguardo e reflexão
Tempo de paz e renascimento é o que preconiza a chegada da Semana Santa. Páscoa, época de reunir a família e para os cristãos de celebrar a morte e a ressureição de Jesus Cristo. Tudo isso inicia no domingo que antecede a Páscoa. O Domingo de Ramos é celebrado neste dia 5 de abril, em 2020.
A data, que normalmente é marcada por missas campais com a tradicional benção dos ramos, neste ano está sendo lembrada de forma diferente. Inúmeras manifestações nas redes sociais mostram que os fiéis tem se adaptado em meio à pandemia do coronavírus e a suspenção dos encontros religiosos. Os ramos estão sendo pendurados nas postas das casas, normalmente enlaçados por uma fita vermelha.
De acordo com o assessor de comunicação da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Roque Hammes, a data simboliza a chegada de Jesus a Jerusalém. “O Domingo de Ramos ou o Domingo da Paixão marca o início da Semana Santa, que culmina na Páscoa. No momento que Jesus entrou na cidade foi aclamado pelo povo com ramos de oliveira e gritos de ‘Viva o Rei de Israel’. Na tarde desse mesmo domingo, Jesus foi para o alto de Jerusalém e chorou sobre a cidade” explica.
O sacerdote ainda lembra que a Semana é marcada por uma extensa programação na igreja católica. “Na quarta-feira celebraremos a traição de Judas. Na quinta-feira lembramos a última ceia e a cerimônia de lava-pés. Na Sexta-feira Santa lembramos a morte de Cristo e no Sábado de Aleluia a ressureição” ressalta.
Com as restrições de convívio social e da reunião de pessoas, a igreja precisou se adaptar. Hammes destaca, que não só a Semana Santa, como também outros momentos recentes estão sendo modificados. “Infelizmente, os fiéis precisaram se adaptar, mas com o auxílio da tecnologia, as coisas também se tornam mais fáceis. Nunca vivemos isso, eu pelo menos não lembro, mas por um motivo de força-maior é tempo de nos resguardarmos até que tudo passe” afirma.
Notícias relacionadas

Mais de 80 benefícios do Bolsa Família foram bloqueados em Santa Cruz
Cancelamento faz parte de um levantamento detalhado dos cadastros vinculados ao Cadastro Único

Almoço de domingo
É Dia das Mães. Permita-me compartilhar uma saudade, uma lembrança, uma memória.

Por Daiana Theisen

Rua que registrou atropelamento com morte pode receber redutor de velocidade em Santa Cruz
Em março, uma mulher de 61 anos foi atingida por um carro

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk