Geral e Política

Relatórios sobre condutas de Crestani e Elo devem ser entregues apenas em junho

Publicado em: 16 de abril de 2020 às 10:05 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • whatsapp-image-2020-02-05-at-10-44-42.jpeg
    compartilhe essa matéria

    Prazo foi ampliado em função da pandemia. Processo está paralisado há quase um mês

    Estão paralisados desde a segunda quinzena de março os trabalhos das duas comissões processantes que apuraram condutas de dois vereadores de Santa Cruz do Sul: Elo Ari Schneiders e Alceu Crestani. O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que impede a realização de encontros presenciais. Em reunião antes da suspensão dos trabalhos, as comissões decidiram que durante a paralisação os dias deixem de ser contados, já que o prazo limite para entrega do relatório final é de 90 dias.

    Até o momento, ambas as comissões já entregaram relatórios preliminares. Esses documentos apontam que há indícios de que os fatos denunciados pelo Ministério Público ocorreram. No entanto, até a finalização do relatório, há a necessidade da instrução do processo. Na prática, significa ouvir testemunhas de defesa e acusação, requisitar documentos e demais esclarecimentos. É nessa fase que o processo está, mas paralisada em função de não haver encontros presenciaias, impedindo, por exemplo, as oitivas.

    Na semana que vem encerram os prazos de suspensão de 30 dias de ambas as comissões. É ali que novas decisões devem ser tomadas: se prorrogam o prazo ou retomam os trabalhos. A comissão que analisa as denúncias contra Crestani tem como presidente o vereador Zé Abreu. Já a que verifica as ações de Schneiders tem como presidente Gerson Trevisan. No entanto, as decisões são de forma colegiada entre os membros de cada uma. Se ambas retornarem às atividades, o relatório final deverá ser entregue em meados de junho. 

    O QUE DIZEM AS DENÚNCIAS?
    Elo Schneiders: denunciado por supostas irregularidades tanto na Câmara de Vereadores quanto na Secretaria de Agricultura. Esquema de captação de salários de servidores, uso da máquina pública para fins particulares e entrega de materiais e prestações de serviços de forma irregular para agricultores. 
    Alceu Crestani: denunciado por suposta exigência de parte de salário dos assessores parlamentares e manutenção de servidor fantasma. 

    LEIA MAIS
    Vereadores acolhem requerimentos que podem cassar mandatos de Alceu Crestani e Elo Schneiders

    Veja detalhes dos requerimentos entregues contra Elo e Crestani