A limitação de pessoas por estabelecimento comercial também foi adotada pelo município
Fechado por decreto executivo desde o dia 23 de março, os comércio de bens não essenciais de Candelária está autorizado a reabrir as portas a partir da tarde desta sexta-feira (17). Com a publicação de um novo ato administrativo do Poder Executivo Municipal, cada estabelecimento terá que cumprir uma série de regras estabelecidas em portaria do governo estadual.
A medida foi anunciada no início da tarde desta sexta pelo prefeito Paulo Butzge em uma transmissão ao vivo pelo Facebook. No vídeio, o coordenador do Gabinete de Prevenção e Combate ao Coronavírus, Dionatan Tavares, também detalhou o estudo técnico, que será centralizado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), e realizado em todos os municípios da região. O objetivo é monitorar a evolução da Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, também informou que o município fará uso de testes rápidos, que serão aplicados nos profissionais da saúde e em pessoas que apresentarem sintomas. A secretária ainda confirmou que durante o dia outro paciente com suspeita de coronavírus, apresentou teste negativo.
O prefeito Paulo Butzge destacou que o momento é de estabelecer um equilíbrio das questões de saúde com o aspecto econômico. Ele ainda reforçou a necessidade das pessoas seguirem cumprindo os protocolos de distanciamento social, lembrou que na situação atual é preciso que todos se adaptem a esta, adotando novos hábitos, sobretudo de higienização, alertou que se as novas medidas não forem bem compreendidas poderão ser revistas logo adiante e informou que pelo menos até o final do mês, as aulas das escolas seguirão interrompidas, assim como as festividades e competições esportivas.
Uso de Máscaras
O chefe do Executivo destacou, que as regras para a retomada da atividade comercial incluem, principalmente, a limitação de circulação de pessoas por estabelecimento comercial. “Cada loja poderá ter apenas cinco clientes ao mesmo tempo”, exemplificou.
Butzge ainda observou que os proprietários dos estabelecimentos comerciais terão que assinar um termo de responsabilidade. Além disso, tanto os proprietários como os seus colaboradores, terão que usar máscaras de proteção. "Todos estão lutando contra um inimigo invisível e salvar vidas segue sendo a prioridade neste momento" afirmou.
Confira o vídeo na íntegra:
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade