Política

Processo de cassação de Elo Schneiders tem primeiro dia de depoimentos

Publicado em: 06 de maio de 2020 às 16:51 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:30
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Stulp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 10 testemunhas já foram ouvidas e outras 38 ainda irão se pronunciar

    Cerca de 10 testemunhas foram ouvidas no primeiro dia de depoimentos do processo que pode culminar na cassação do vereador Elo Ari Schneiders (PSD). As oitivas iniciaram pela manhã e tiveram sequência durante a tarde.

    O presidente da Comissão Parlamentar Processante (CPP) de Schneiders, Gerson Trevisan (PSDB), avaliou a primeira rodada como tranquila e de relatos transparentes. Uma avaliação mais ampla deve ser feita somente após os relatos das demais 38 testemunhas, que vão ser ouvidas ao longo dessa e da próxima semana. A Comissão ainda é formada pelos relatores Mathias Bertram (PTB) e André Scheibler (PSD).

    Já amanhã, quinta-feira (7), começam as primeiras oitivas do processo de cassação do vereador Alceu Crestani (PSD). Serão 10 testemunhas que vão prestar depoimento nesse primeiro dia, de um total de 19. A CPP de Crestani é liderada pelo vereador Zé Abreu (PTB) e tem como relator Gerson Luis Trevisan (PSDB) e Alberto Heck (PT).

    Tanto no processo de Schneiders, quanto de Crestani, o ex-vereador Paulo Henrique Lersch, preso desde junho do ano passado na Operação Feudalismo do Ministério Público (MP), vai ser ouvido. 

    As denúncias

    Conforme a denúncia do MP, Schneiders é acusado de uma série de irregularidades praticadas na Câmara de Vereadores e na Secretaria de Agricultura, que incluem um esquema de captação de salários de servidores, uso da máquina pública para fins particulares e entrega de materiais e prestações de serviços de forma irregular para agricultores. Já Crestani, é acusado de suposta exigência de parte de salário dos assessores parlamentares e manutenção de servidor fantasma.