Política

Câmara aguarda denúncia para processo contra André Scheibler

Publicado em: 10 de maio de 2020 às 09:48 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 09:34
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Vereador foi afastado pela justiça e pode ter mandato cassado pelo legislativo

    O vereador André Scheibler (PSD) já não deve ocupar um acento da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na reunião virtual da próxima segunda-feira (11). Afastado do cargo pela Justiça na última sexta-feira (8) o parlamentar dará lugar a suplente, que será convocada nesta segunda pela Mesa Diretora da casa, segundo o presidente do legislativo Elstor Desbessell (PL). De acordo com ele, quem deve ocupar o cargo é Solange Finger (PSD), eleita suplente de Scheibler nas eleições de 2016.

    No entanto o presidente da Câmara informou que a Mesa não deve se pronunciar sobre o tema na reunião. “Nesta segunda será convocada a suplente. A menos que o vereador consiga uma liminar, a Solange Finger deve assumir. Precisamos agora receber a intimação da Justiça. Até o momento apenas fomos notificados por telefone pela oficial de Justiça. Quando isso ocorreu, o vereador já foi afastado”, destaca Elstor Desbessell.

    O presidente afirmou ainda que após o recebimento da denúncia formal a Mesa deve decidir o que será feito. “Eu ainda não tenho o teor da denúncia. Sabemos apenas o que saiu na imprensa. Após, a Mesa Diretora precisa tomar uma das três decisões: aguardar a justiça, abrir uma CPI ou abrir uma CPP, é o que deverá ser o caminho natural. Se a mesa não fizer, qualquer vereador poderá fazê-lo”, explica.

    A denúncia deve ser enviada a Câmara nesta segunda. Em nota emitida na tarde deste domingo (10), o presidente informou que após isso irá convocar os suplentes e definir os detalhes para a sessão virtual que ocorre a partir das 18h. Tudo indica que os vereadores devem discutir o tema durante a semana e sinalizar na reunião do dia 18 de maio qual o caminho que deverá ser tomado internamente.