Equipe responsável pela fiscalização já está preparada para fazer valer o decreto
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assinou na tarde desta quinta-feira, dia 7, no salão nobre do Palacinho, decreto regulamentando a fiscalização de poluição sonora no âmbito do município. Na ocasião, a matéria foi detalhada pelo secretáriomunicipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Vanir Ramos de Azevedo, em entrevista coletiva para a imprensa local.
O novo documento, motivado por uma sentença condenatória de uma ação judicial movida pelo Ministério Público, centraliza o que revê a legislação em torno do assunto, definindo as competências de cada área da Administração Municipal com relação a aplicação das normas, dispondo sobre a rotina de fiscalização, especificando proibições, fixando padrões de emissão de ruídos conforme as diferentes zonas, e estabelecendo infrações, penalidades e consequências em caso de reincidência por parte do infrator. “O que este decreto faz é regulamentar ações, definir competências e alinhar fluxogramas para qualificar as atividades de combate à poluição sonora”, disse o secretário.
De acordo com o decreto a competência maior é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), responsável por estabelecer o programa de controle dos ruídos urbanos e exercer poder de polícia administrativa, coordenando os processos de fiscalização das fontes de poluição sonora. Na coordenação adjunta está a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) quedeve aplicar as sanções, interdições e embargos previstos na legislação vigente.
Quanto à rotina de fiscalização deverá ser permanente, avisa o secretário Vanir, ficando a Semass obrigada a encaminhar a Procuradoria Geral do Município (PGM), relatórios mensais, detalhando asrondas efetuadas e os respectivos percursos, medições e laudos apontando a existência ou não de poluição sonora, medidas corretivas empreendidas, medição ativa junto a residências, entre outras ações.
Segundo o secretário, a equipe responsável pela fiscalização já está preparada para fazer valer o decreto. Fiscais e guardas-municipais estiveram em Porto Alegre na semana passada participando de um treinamento intensivo na PUC/RS e deverão começar a atuar com mais intensidade nos próximos dias. “O município inicia suas operações de força-tarefa, a partir do próximo final de semana (dias 16 e 17), de quinta a domingo, sem data para encerrar as atividades”, informa. Por enquanto os equipamentos de medição precisam ser calibrados e passam por ajustes técnicos.
Quem desrespeitar as novas regras vai sentir no bolso. A multa para quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que ultrapassem os estabelecidos no decreto, vai de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, o que já é previsto em lei federal. Porém, no caso de reincidência a multa poderá ser aplicada em dobro. Para imposição da pena e gradação da multa são observados critérios como as circunstâncias atenuantes e agravantes, a gravidade do fato, a natureza da infração e suas consequências, o porte do empreendimento, os antecedentes do infrator quanto às normas ambientais e sua capacidade econômica.
Notícias relacionadas
Ell Play é alegria em cada momento e diversão para toda família
Casa de festas e eventos está localizada na Avenida Barão do Arroio Grande, 137, em Santa Cruz do Sul
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
Além da redução e simplificação de tributos, a regulamentação da reforma traz novidades como o cashback (devolução parcial de imposto para os mais pobres), impostos reduzidos para imóveis e cesta básica nacional isenta de imposto
Torcida Organizada – Arauto News – 16/01/2025
Inter x México, Cuéllar no Grêmio e mercado de transferências / Nícolas da Silva, Kássia Machado, Luciano Almeida, Rafael Cunha, Bianca Mallmann e Guilherme Bica
Eduardo Leite determina que equipes técnicas auxiliem nas ações diante da forte chuva em Santa Catarina
“Em momentos como este, as divisas entre nossos estados são apenas linhas no mapa. O que importa é unir forças para proteger e amparar quem precisa”, frisou o Governador