Medida vale por oito anos
O atual prefeito da cidade de Herveiras, Paulo Nardeli Grassel, foi condenado pela Justiça da Comarca de Santa Cruz do Sul pela fraude no concurso público de 2007 (quando também era prefeito), investigada pela Operação Gabarito, que detectou ilegalidades em concorrências de diversas cidades gaúchas. Paulo Grassel foi condenado à suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento do valor do prejuízo ao erário (R$15.975,00, a serem corrigidos), multa de cinco vezes esse valor corrigido e proibição de contratar com o poder público por cinco anos. Outras pessoas também foram condenadas por participação no esquema.
Também já houve condenação criminal em primeiro grau de Paulo Nardeli Grassel e outros réus pela participação no esquema ilícito elucidado na “Operação Gabarito”. Como na sentença o Juízo não determinou o afastamento do cargo do hoje novamente prefeito, o Ministério Público irá recorrer ao TJ na busca dessa sanção.
Em outra ação civil pública, o MP conseguiu, por meio de agravo de instrumento impetrado junto ao Tribunal de Justiça pelo promotor de Justiça Érico Fernando Barin, o afastamento do assessor jurídico Ademar Antunes da Costa. A ação foi ajuizada porque Ademar da Costa teve como cliente o réu Paulo Grassel mesmo quando esse não era mais prefeito. Ele atuou em nome do Município de Herveiras e, ao mesmo tempo, como procurador do réu, que o nomeou para o desempenho do cargo público em três mandatos (2005/2008, 2008/2012 e 2017/2020).
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD