Moradores do interior devem fazer a vacina
A morte de um candelariense por suspeita de febre amarela contraída em Vera Cruz deixou a Secretaria Municipal de Saúde em alerta. O Setor de Vigilância em Saúde solicita aos moradores das localidades de Andréas, Dona Josefa, Ferraz, Floresta e adjacências que verifiquem as carteiras de vacinação. Caso a imunização não tenha sido feita, é preciso procurar a Sala de Vacinas mais próxima, levando a caderneta e o cartão SUS, para receber a dose. A vacina está disponível a partir dos nove meses de vida e apenas uma dose protege por toda vida.
Conforme a enfermeira Jaqueline Thier Müller, responsável pelo Setor de Imunizações, a febre amarela é uma doença viral que pode evoluir para formas graves. Os sintomas são: febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náusea, vômito e cansaço. “As pessoas que estiveram em área rural ou de mata e que apresentem esses sintomas devem procurar atendimento médico o mais breve possível. Quando a febre amarela evolui para formas graves há o comprometimento do fígado e dos rins, podendo causar a morte”, explica.
O veterinário André Mello Sant’Anna, coordenador da Vigilância, esclarece que a febre amarela é transmitida por mosquitos. “Os macacos não são transmissores da doença e, sim, sinalizadores. Assim como os humanos, os macacos podem morrer após serem infectados pelos mosquitos. Se os moradores encontrarem macacos vítimas da doença devem informar à Secretaria da Saúde o mais breve possível, pois serve como sinal de alerta para a presença do vetor com o vírus da febre amarela na região”, solicita o profissional.
Saiba mais:
Notícias relacionadas
Decreto apresenta detalhes da tarifa no transporte coletivo de Santa Cruz
Secretário de Segurança e Trânsito, Reginaldo Martins Brito de Campos concedeu entrevista à Arauto News na manhã desta sexta-feira
Sou do tempo do Nosso Amiguinho
É muito bom saber que uma publicação tão querida, que fez parte da infância da minha mãe e da minha também, segue viva, firme e forte
O silêncio
Onde quer que vc esteja, seja a alma deste lugar… Discutir não alimenta. Reclamar não resolve. Revolta não auxilia. Desespero não ilumina. Tristeza não leva a nada. Lágrima não substitui suor. Irritação intoxica. Deserção agrava. Calúnia responde sempre com o…
Infectologista explica propagação do vírus identificado recentemente em Santa Cruz
Novos casos do metapneumovírus humano (HMPV) foram registrados na China entre o final do ano passado e o início de 2025