Geral

Saúde alerta para caso de febre amarela

Publicado em: 13 de dezembro de 2017 às 11:37 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:19
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Prefeitura de Vera Cruz
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Moradores do interior devem fazer a vacina

    A morte de um candelariense por suspeita de febre amarela contraída em Vera Cruz deixou a Secretaria Municipal de Saúde em alerta. O Setor de Vigilância em Saúde solicita aos moradores das localidades de Andréas, Dona Josefa, Ferraz, Floresta e adjacências que verifiquem as carteiras de vacinação. Caso a imunização não tenha sido feita, é preciso procurar a Sala de Vacinas mais próxima, levando a caderneta e o cartão SUS, para receber a dose. A vacina está disponível a partir dos nove meses de vida e apenas uma dose protege por toda vida.

    Conforme a enfermeira Jaqueline Thier Müller, responsável pelo Setor de Imunizações, a febre amarela é uma doença viral que pode evoluir para formas graves. Os sintomas são: febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náusea, vômito e cansaço. “As pessoas que estiveram em área rural ou de mata e que apresentem esses sintomas devem procurar atendimento médico o mais breve possível. Quando a febre amarela evolui para formas graves há o comprometimento do fígado e dos rins, podendo causar a morte”, explica.

    O veterinário André Mello Sant’Anna, coordenador da Vigilância, esclarece que a febre amarela é transmitida por mosquitos. “Os macacos não são transmissores da doença e, sim, sinalizadores. Assim como os humanos, os macacos podem morrer após serem infectados pelos mosquitos. Se os moradores encontrarem macacos vítimas da doença devem informar à Secretaria da Saúde o mais breve possível, pois serve como sinal de alerta para a presença do vetor com o vírus da febre amarela na região”, solicita o profissional.

    Saiba mais:

    Homem morre com suspeita de febre amarela