Comissão Parlamentar Processante da Câmara julgou procedentes as acusações do Ministério Público contra o vereador
A Comissão Parlamentar Processante (CPP) instaurada para apurar a conduta de André Francisco Scheibler (PSD), julgou procedentes as acusações e pediu a cassação do mandato do vereador por quebra de decoro parlamentar e improbidade administrativa. De acordo com o presidente Alberto Heck (PT), os relatórios finais serão entregues à Câmara nesta segunda-feira (10) e o julgamento em plenário deverá ser marcado para quinta (13) ou sexta-feira (14).
Encerrada no último dia 22, a fase de instrução do processo teve os depoimentos de 27 testemunhas arroladas pela acusação e defesa, além do próprio vereador. A sessão, que irá decidir o futuro do parlamentar, será composta por explanações do relator da comissão, vereadores e defesa. Por fim, os oito itens (denúncias) citados no relatório da CPP serão votados pela casssação ou absolvição, pelos 17 vereadores da Câmara.
Para que a cassação seja confirmada, são necessários dois terços dos votos, ou seja, 12 votos. Se dos oito itens, os vereadores votarem pela cassação de Scheibler em um deles, o parlamentar já perderá o mandato e ficará inelegível por oito anos.
A denúncia
Afastado do Legislativo desde o dia 8 de maio após ser denunciado pelo Ministério Público (MP), Scheibler é acusado de uso de veículos, materiais e servidores públicos em uma obra privada no Loteamento Terravista, em Linha João Alves; da exigência de parte dos salários de assessores entre os anos de 2013 e 2019 e da manutenção de dois assessores parlamentares sem controle de horário e efetivo trabalho.
Ele é o quarto vereador denunciado pelo MP. Também foram denunciados Elo Ari Schneiders e Alceu Crestani, do PSD – cassados em maio – e Paulinho Lersch (PT), preso há um ano. Em ambas as denúncias, dentre outras irregularidades, a investigação apontou a existência de um esquema de captação de parte dos salários de servidores da Câmara, conhecida como rachadinha.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago