Proposta da vereadora Bruna Molz busca reverter recursos de multas e taxas de serviços em prol da causa
Os vereadores de Santa Cruz aprovaram um projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUMBEA). De autoria da vereadora Bruna Molz (Republicanos), a proposta prevê que recursos gerados pela causa, como multas de descumprimento de normas legais, taxas de serviços e outras ações de controle animal, sejam destinadas e aplicadas em questões relacionadas à proteção e bem-estar dos animais.
Com o fundo, é possível complementar financeira e tecnicamente as ações da política pública, que enfrentam a problemática experimentada no que tange a superpopulação de animais, ao abandono, a transmissão de zoonoses, vislumbrando subsidiar programas de controle populacional e reprodutivo, além do registro e identificação em efetiva e larga escala. Ainda, prevê a recolocação do animal em lares, difusão de conceitos de propriedade responsável, primando pela informação, conscientização e educação da população, chamada à responsabilidade, juntamente com os organismos governamentais.
Para a vereadora e defensora da causa animal, a criação do FUMBEA é indispensável. “Apesar de toda a complexidade e estrutura já existentes, continuam havendo dificuldades de se alocar recursos para efetivar as ações de defesa animal. A criação deste fundo poderá viabilizar e incrementar a promoção de iniciativas concretas em defesa da causa animal, que é uma solicitação permanente da sociedade santa-cruzense que muito valoriza a saúde e a segurança pública e ao mesmo tempo se mostra altamente sensível com os animais abandonados no Município”, afirma.
Ela lembra ainda a estreita relação entre homens e animais e na indissociável correlação entre bem-estar animal e saúde pública, para o que faz-se necessário viabilizar instrumentos e meios efetivos de implementação de projetos, programas e ações destinados ao controle animal, promoção do bem-estar e adoção de medidas de prevenção de zoonoses e demais agravos, visando otimizar serviço essencial ao bem-estar comum e da comunidade.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago