Cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube na tarde desta quarta-feira
Um das obras mais importantes para a saúde e bem-estar animal foi inaugurada em Santa Cruz. O Hospital Veterinário, construído em uma parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com o Município, abriu as portas na tarde desta quarta-feira (12), em uma cerimônia transmitida de forma remota diretamente da estrutura, localizada às margens da RSC 287, em Pinheiral. Os atendimentos vão iniciar a partir de setembro.
Com as obras iniciadas em novembro do ano passado, o hospital foi implantado em um prédio de dois pavimentos com 1,8 m², cedido pela prefeitura por 20 anos. O local foi totalmente reformulado e ampliado, em um investimento de mais de R$ 5,2 milhões, financiado pela instituição de ensino e com repasse de R$1 milhão da prefeitura em recursos próprios. Para a reitora da Unisc, Carmem Lúcia de Lima Helfer, o dia de hoje é para celebrar. "Estamos vivendo um momento muito especial, não só para a universidade e o curso de medicina veterinária, mas também para o município e a toda a comunidade. Graças ao esforço de muita gente, estamos hoje inaugurando, de uma forma inusitada e diferenciada, o Hospital Veterinário de Santa Cruz e o primeiro da região. Nesse momento em que o cenário da saude mostra tantas mortes, inaugurar um espaço que cuida da saúde tem um significado muito especial", afirma.
Quem também esteve presente no ato foi o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Emocionado, ele reiteirou os agradecimentos feitos pela reitora Carmem Lúcia e falou do orgulho em ter passado pela Unisc como aluno e, agora, poder participar de um projeto tão grandioso para o município. "Esta obra aqui é algo tão querido e tão importante, que consagra Santa Cruz na area do bem-estar animal e coloca, mais uma vez, a nossa universidade num patamar nos melhores do Brasil. Eu tenho muito orgulho da Unisc. De ter sido aluno e agora como prefeito, estar contribuindo para a inauguração do Hospital Veterinário", considerou.
O hospital disponibilizará uma série de procedimentos que serão usufruídos pela Prefeitura, ONGs, protetores independentes e pessoas de baixa renda. Estão previstos no termo de colaboração firmado entre prefeitura e Unisc, consultas, atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte, exames de imagem e de análises clínicas, internações e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande portes.
A estrutura
No primeiro andar, estão os setores de atendimento e salas de raio-X e ultrassom, bem como o ambulatório e sala de cirurgia acadêmica, as estruturas também estão adaptadas, restando ainda a instalação hidráulica. A estrutura para o elevador também está concluída. Já no segundo andar do prédio, estão os laboratórios de análises clínicas, três salas de aula, um auditório para até 90 pessoas, estoque de farmácia, cozinha, sanitários e uma área de convivência.
Nos fundos do complexo, onde houve ampliação de 300 metros quadrados para receber animais de grande porte, e um espaço para rejeitos, as construções estão praticamente finalizadas. Conforme a empresa, ainda restam a colocação de novos portões, cercamento, iluminação do pátio e estacionamento. De acordo com a Unisc, os equipamentos e os móveis para o local já foram adquiridos pela instituição.
Notícias relacionadas

IGP passa a atender em novo endereço em Santa Cruz
Transferência é resultado de uma medida articulada pelo poder público municipal

O privilégio de escolher
Vivemos numa era de possibilidades infinitas. E isso, por mais incrível que pareça, também pode ser cansativo. Hoje temos acesso a tanta coisa — informação, escolhas, caminhos — que até decidir o que assistir numa noite comum pode virar um…

Servidor da Prefeitura é suspenso por 60 dias após processo administrativo
Penalidade foi aplicada por descumprimento de deveres funcionais e publicada no Diário Oficial do Município

A canoa virou…
A tarefa em 1991 exigia integrantes vestidos de terno e gravata, numa canoa em um rio, lagoa ou açude, para registro da fotografia