Região e Covid 19

Prefeitos aprovam plano de cogestão do modelo de Distanciamento Controlado

Publicado em: 24 de agosto de 2020 às 21:02 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 15:04
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Região teve o recurso negado e ficou na bandeira vermelha, pela primeira vez, desde a adoção do sistema

    A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) deve protocolar, na manhã desta terça-feira (25), o plano estruturado de cogestão do modelo de Distanciamento Controlado junto ao governo do Estado. Dos 13 prefeitos que tinham direito a voto, 11 compareceram ao encontro, realizado na noite desta segunda-feira (24). A região teve o recurso negado e ficou na bandeira vermelha, pela primeira vez, desde a adoção do sistema.

    O modelo de cogestão permite que os municípios afrouxem as regras e cumpram os protocolos da bandeira laranja. O plano estruturado, avalizado por equipe técnica e pelos integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) regional, foi aprovado por unanimidade pelos prefeitos presentes em reunião virtual. O documento contém medidas de proteção à saúde pública devidamente embasadas em evidências científicas, através de critérios epidemiológicos e sanitários. Técnicos do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) auxiliaram na elaboração.

    O governo do Estado tem até 48h para analisar e homologar o plano estruturado regional de cogestão. Os prefeitos aprovaram o envio de um ofício solicitando que os municípios possam manter as restrições da bandeira laranja durante este período.

    De acordo com a assessoria da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) do Governo do Estado, até a aprovação do protocolo de cogestão os municípios devem manter a bandeira imposta pelo Estado.