Período que irá definir os candidatos a prefeito e vereadores segue aberto até o dia 16 de setembro
Pouco mais de dois meses para as eleições municipais, os partidos começam a intensificar os trabalhos quanto à definição dos nomes que irão à disputa da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Até o dia 16 de setembro, as siglas terão que realizar as convenções partidárias e, a partir disso, poderão avançar nas campanhas eleitorais.
Em Santa Cruz do Sul, no mesmo dia em que abriu o período de reuniões, o Partido Novo confirmou o nome do médico Carlos Eurico Pereira como candidato a prefeito e do advogado Paulo Roberto Bigolin como vice. Já na nominata de vereadores, a sigla conta com o nove candidatos. Por orientação da Executiva Nacional, o Novo terá chapa pura e não fará coligações para a majoritária.
Outros partidos já definiram as datas para realização das conveções. Confira o calendário e como as siglas se articulam para o pleito eleitoral:
MDB – A convenção do Movimento Democrático Brasileiro deve ocorrer no dia 12 de setembro. Com uma nominata completa de 26 vereadores, o MDB terá como candidato a prefeito o atual vereador e presidente municipal da sigla Alex Knak e como vice, o nome mais cotado é o de Fabiano Dupont (PSB), em uma coligação que deve reunir ainda o PDT e o PSL.
PSB – O Partido Social Brasileiro deve realizar sua convenção no dia 12 de setembro. O presidente da sigla, Fabiano Dupont, também confirmou a possibilidade da coligação com o MDB na majoritária. No entanto, não descartou também a candidatura própria. "Devemos definir isso até o final de semana", disse. Para a Câmara de Vereadores, o PSB terá 23 nomes à disposição da comunidade.
PDT – Também no dia 12 de setembro, o Partido Democrático Trabalhista realizará seu encontro para definir o futuro nas eleições. Conforme o vereador e presidente da sigla, Bruno César Faller, a tendência é que o PDT apoie a possível chapa composta por Alex e Fabiano. Quanto aos candidatos para o Legislativo, o partido conta com 26 nomes.
PT/PCdoB – Com uma coligação já anunciada, o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil farão a sua convenção no dia 13 de setembro, a partir das 14h, no Sindicato dos Bancários. Segundo o presidente e candidato a prefeito, Frederico de Barros, o número de vereadores ainda está em aberto, mas a chapa Frederico/Manu Mantovani está mantida. Ainda, de acordo com ele, o PT busca fechar o apoio também da Rede Sustentabilidade.
PL – A convenção do Partido Liberal deve ocorrer entre os dias 15 e 16 de setembro. Com uma nominata de 14 à 17 vereadores, a sigla confirmou a coligação para a majoritária com o PP, em uma chapa que tem como candidata a prefeita a atual vice, Helena Hermany e o vereador Elstor Desbessel, como vice.
PP – Com a confirmação dos nomes de Helena Hermany e Elstor Desbessel para a disputa do Palacinho, o Progressistas também terá nominata completa de vereadores, com 26 nomes à disposição da comunidade. De acordo com o presidente da sigla, Henrique Hermany, a convenção do PP ocorrerá no dia 16 de setembro. Ainda, segundo ele, há conversas com outros partidos para apoiar a chapa.
PSD – Atual base governista, o Partido Social Democrático terá sua convenção no dia 16 de setembro. De acordo com o presidente Régis de Oliveira Júnior, o PSD ainda não definiu os nomes que vão compor a chapa majoritária. No entanto, após Léo Schwingel, um dos nomes apontados para a prefeitura, comunicar que irá concorrer ao Legislativo, a tendência é que o próprio Régis e/ou o empresário Ido Dupont, encabecem a chapa. Quanto aos vereadores, a sigla terá a disposição da comunidade 20 nomes.
Apesar da possibilidade de ter chapa pura na majoritária, o PSD tem o apoio de partidos como o Republicanos, que deve vir à disputa com 22 candidatos a vereador e também do Cidadania, Podemos e Democratas.
PSDB – O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também fará a convenção no prazo limite, dia 16 de setembro. Para a disputa do Legislativo, o PSBS terá nominata completa, segundo o presidente César Cechinato. No entanto, conforme ele, há uma indefinição quanto à majoritária. "Hoje se fala em chapa pura, tendo como cabeça eu ou o Carlão. Mas mantemos conversas avançadas com outros partidos", afirmou.
PTB – Outro partido que virá com nominata completa de vereadores, é o Partido Trabalhista Brasileiro, que irá confirmar os 26 nomes durante a convenção no dia 16 de setembro. Conforme o presidente do PTB, Marco Borba, Mathias Bertram é o nome que irá à disputa do Palacinho. Ainda, segundo Borba, o partido está em conversas com o PSDB para uma possível coligação.
SD – Em convenção a ser realizada no dia 16 de setembro, os nomes de Irton Marx, presidente do Solidariedade e Walter Couto, devem ser confirmados para a prefeitura de Santa Cruz. De acordo com o Marx, o partido ainda se estrutura quanto ao número de vereadores, mas a principal frente é a chapa pura a majoritária.
PSL – O Partido Social Liberal definiu uma nova executiva municipal nesta semana. Em contato com a reportagem do Portal Arauto, o presidente da sigla Ricardo Friedrich disse que a convenção deve acontecer no dia 12 e a tendência é de que o partido confirme apoio ao MDB. Em torno de 15 pessoas devem concorrer ao legislativo.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago