Já a partir de novembro, volume deve ficar abaixo do normal por conta do La Niña
A estação mais colorida do ano inicia nesta semana. Oficialmente, a primavera começa às 10h31min de terça-feira, 22 de setembro. O professor de Agrometeorologia da Unisc, Marcelino Hoppe, destaca que o período deve ser marcado tanto por temperaturas quanto por chuva acima da média. O destaque é para o fim de setembro e o começo de outubro. "Já estamos em 190mm, quando a média de setembro varia de 175 a 183mm. Em outubro, a estimativa é de 145 a 200mm", ressalta.
Já em novembro, segundo Hoppe, o La Niña pode interferir e fazer com que chova menos que o esperado. "Entretanto, o mais provável é que o fenômeno influencie em nosso verão, que deve ser uma estação com chuva abaixo da média", diz. O baixo volume de chuvas é uma das principais características do La Niña, o que já preocupa em relação à agricultura.
Temperaturas
Marcada por dias mais compridos, a primavera 2020 também deve ser de temperaturas acima da média. Em setembro, os termômetros devem continuar variando de 13ºC a 23ºC, com média de 18ºC. Já em outubro, os dias devem iniciar com 15ºC e a metade da tarde deve registrar 25ºC. Em novembro, esquenta mais e as marcas devem ser entre 17ºC e 28ºC. A estação termina no dia 21 de dezembro, quando inicia o verão.
Recordes
Com os dados sobre temperaturas, a estimativa é que a primavera 2020 não ultrapasse os recordes da região. Conforme o professor Marcelino Hoppe, a maior temperatura registrada em setembro foi no dia 20 de 1930, quando os termômetros marcaram 37,8ºC.
Em outubro, o recorde é recente. No Dia das Crianças do ano passado, o Vale do Rio Pardo viveu uma tarde com 39ºC. Já em novembro, a maior marca foi no dia 28, no ano de 1962, quando a temperatura ficou em 39,8ºC.
No dia 3 de setembro de 1964, a temperatura mais baixa para o mês foi registrada: 0,3ºC. Em outubro, também no Dia das Crianças, 1924 foi o ano com a menor temperatura, registrando 1,7ºC. Naquele mesmo ano, em 8 de novembro, outro recorde foi batido: 4ºC.
Notícias relacionadas

Caminhada marca mobilização de trabalhadores em Santa Cruz
Ao todo, 16 sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores participaram do ato

Há mais cinco décadas, Grupo Diersmann é referência em assistência funerária na região
Empresa familiar se prepara para inaugurar nova funerária em Teutônia e ampliar operações a partir de 2026

Reencontros que atravessam gerações: Dia do Ex-Aluno do Colégio Mauá será em julho
Objetivo do encontro é reviver momentos, reencontrar amigos e reforçar o orgulho de ter feito parte da história da instituição

Projeto Cidadania na Escola leva conhecimento aos alunos de Santa Cruz
Estudantes terão a chance de visitar dois dos poderes municipais, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores