Caiu também o número de pessoas que aceitam ficar apenas em casa ou sair só para atividades essenciais
Caiu o número de pessoas que usa máscara ao sair de casa. O dado faz parte da última pesquisa que visa mensurar a soroprevalência de Sars-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região do Vale do Rio Pardo realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) de 3 a 4 de outubro. De acordo com o estudo, 73,5% das 1.063 pessoas ouvidas relataram usar máscara ao sair para a rua. O número caiu consideravelmente em relação ao estudo feito no final do mês de agosto, quando 92,7% afirmavam sair de casa usando máscara.
Ainda de acordo com os dados, a última pesquisa também mostrou queda no número de pessoas que aceitam ficar apenas em casa ou sair para atividades essenciais e queda na procura de serviços de saúde devido à suspeita de Covid-19.
Números
Foram 1.063 testes rápidos aplicados em 14 municípios que integram o Consórcio – Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Do total, 36 testes tiveram resultados positivos, sendo 39% da zona rural e 61% da zona urbana. A estimativa é de que 12.165 pessoas já tenham tido contato com o vírus na região.
O estudo também confirmou a tendência de estabilidade nos númeors da pandemia e reforçou que o Vale do Rio Pardo tem uma das menores taxas de letalidade do Rio Grande do Sul.
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários