Para Blairo Maggi é através da agricultura o modo mais fácil do Brasil se recuperar da crise
Blairo Maggi, ministro da agricultura, é um dos maiores plantadores de soja no estado. Mas, a cultura do tabaco ainda era desconhecida para ele. Ao visitar o Vale do Rio Pardo durante o dia de hoje, Maggi diz ter se surpreendido com as produções. "Eu vim aqui porque ouvi dizer que os produtores tomam banho de veneno todos os dias e, por isso, a atividade não poderia acontecer. Mas, eu vi outra realidade", relata o ministro. Maggi cita as outras formas de combate às pragas, como meio de alternativa e ainda relembra que, em outras culturas, o uso dos agrotóxicos também acontece.
"Quem quiser fumar ou não fumar, o problema é de cada um. Se o Brasil e o mundo consome e fizemos uma venda legal, qual o problema da cultura?", questiona Maggi. Para ele, não é necessário acabar com a cultura e nem substituí-la. Aliás, ele ainda lembra que nem todos os agricultores vão querer modificar a realidade que vivem. "Qual produtor vai querer trocar uma renda de 10 por uma renda de dois", questiona.
Posicionamento sobre a cultura do tabaco
De acordo com Blairo Maggi, ele já veio até a região com um posicionamento positivo sobre o setor da fumicultura. "Agora só saio ainda mais convito", fala. Com a proximidade da 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, o ministro deixa claro que ao invés de excluir, irá incluir.
Notícias relacionadas

Construção de casas para atingidos pela enchente avança com licitação para terraplanagem
Edital da concorrência prevê investimento máximo de R$ 318 mil

Venâncio Aires realiza nova ação de vacinação contra a gripe
Imunizante está liberado para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Aluno de Vale do Sol é destaque em Olimpíada de Matemática
Estudante da Escola Estadual Afonso Martin Rohlfes recebeu medalha de Bronze na 19ª OBMEP

Articulação regional em resposta à crise climática vira exemplo nacional
Cisvale participou do debate sobre ações em eventos climáticos extremos