Geral

Famílias de baixa renda já podem se cadastrar para atendimento aos animais no Hospital Veterinário

Publicado em: 26 de outubro de 2020 às 18:12 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 17:12
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: divulgação/Secom
    compartilhe essa matéria

    Nesta etapa, é preciso comprovar indisponibilidade de recursos e inscrição em programas sociais junto à Semass

    Muito em breve, famílias de baixa renda de Santa Cruz do Sul vão contar com atendimento para seus animais junto ao Hospital Veterinário – localizado às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral. Isso porque o prefeito Telmo Kirst assinou decreto na última quinta-feira que estabelece esse funcionamento. O documento chegou à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) ontem e será analisado nesta terça-feira, dia 27. Desse modo, ainda devem ser definidas as datas de início dos agendamentos e atendimentos, enquanto isso, a população já pode realizar o cadastro junto à Semass – necessário para acessar o serviço -, que fica na rua Galvão Costa, 708, em frente ao pórtico do parque da Oktober, das 9 às 16h30min. 

    Os atendimentos são destinados exclusivamente aos animais de munícipes de Santa Cruz do Sul, que comprovem indisponibilidade de recursos e que estejam inscritos em programas de assistência social, como CadÚnico e Bolsa Família, ou tenham renda mensal inferior a um salário mínimo. Dessa forma, no ato de inscrição é preciso portar documentos que comprovem renda e a inscrição nesses programas sociais. O solicitante receberá um cartão identificador, que deverá ser apresentado quando necessitar de atendimento no Hospital Veterinário. 

    Também serão assistidos no local animais que necessitem de atendimento e que estão sob responsabilidade de entidades defensoras dos animais, bem como de protetores independentes – que também devem realizar o cadastro junto à Semass -, ou sem tutor definido, previamente atendidos no Canil Municipal. 

    AGENDAMENTOS

    Os atendimentos serão agendados mediante avaliação do médico veterinário da Semass e de acordo com o cronograma disponibilizado pelo Hospital Veterinário – ainda não informado. Já o transporte do animal a ser atendido será de responsabilidade do tutor. 

    Em caso de necessidade emergencial, será autorizado ao responsável o primeiro atendimento no Hospital Veterinário, desde que comprove inscrição em programas sociais e seja classificado como de baixa renda. No entanto, após o atendimento, deverá providenciar o cadastramento na secretaria. 
    Caso os proprietários não compareçam ao atendimento agendado, bem como não avisem com antecedência quanto à desistência ou cancelamento, não poderão acessar o serviço pelo período de dois meses. 

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Semass  (51) 3713-8242.

    CIRURGIAS

    Em relação às cirurgias, conforme avaliação clínica realizada no Canil Municipal, os animais que necessitarem desse procedimento terão internação imediata ou será agendada a data para realizar a intervenção. Após o processo cirúrgico e a alta do animal, o responsável deverá buscá-lo até às 17 horas do mesmo dia.