A operação foi deflagrada em 9 de setembro
O Ministério Público apresentou à Justiça da Comarca de Vera Cruz denúncia contra nove pessoas investigadas pela Operação Ju$$ara 2. A Operação foi deflagrada em 9 de setembro, quando foi cumprido mandado de prisão preventiva contra Alceu da Silva – que segue recolhido no Presídio Central –, além de cinco medidas alternativas à prisão e sete de busca e apreensão nas cidades de Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Canoas. A denúncia foi protocolada e assinada pelo Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
Conforme as investigações, Alceu da Silva, o filho, a esposa e mais um homem compõem uma organização criminosa que, entre novembro de 2015 e setembro de 2016, no Município de Vera Cruz, venderam ou expuseram à venda palmito da espécie Juçara cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição estava em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial.
Laudos de amostras coletadas na Operação apontaram que as conservas estavam com o pH em torno de 4, ou seja, acima do permitido. Assim, o palmito era impróprio ao consumo humano, já que esse nível de acidez pode ocasionar a proliferação da bactéria botulínica, que causa o botulismo (cuja implicação é o comprometimento progressivo do sistema nervoso e paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal). As análises, realizadas pelo Laboratório da Fundação Universidade Regional de Blumenau, também comprovaram que o palmito era da espécie Juçara.
Notícias relacionadas
Com familiares na região, Mago do Leite já atuou no Vale do Taquari
Ele foi detido em sua residência em Imbé, no litoral gaúcho, nessa quarta-feira
Homem fica ferido após cair de escada em Venâncio Aires
Acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira
Acidente deixa quatro pessoas feridas em Santa Cruz
Com a colisão registrada no bairro Santa Vitória, o Siena invadiu o pátio de uma casa e o Honda City parou na calçada
Polícia Civil prende homem que teria sequestrado moradores para tomar o controle do tráfico de drogas
Fato foi registrado em Viamão. Suspeito foi preso na manhã dessa terça-feira, na Cidade Histórica