A operação foi deflagrada em 9 de setembro
O Ministério Público apresentou à Justiça da Comarca de Vera Cruz denúncia contra nove pessoas investigadas pela Operação Ju$$ara 2. A Operação foi deflagrada em 9 de setembro, quando foi cumprido mandado de prisão preventiva contra Alceu da Silva – que segue recolhido no Presídio Central –, além de cinco medidas alternativas à prisão e sete de busca e apreensão nas cidades de Vale do Sol, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Canoas. A denúncia foi protocolada e assinada pelo Coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
Conforme as investigações, Alceu da Silva, o filho, a esposa e mais um homem compõem uma organização criminosa que, entre novembro de 2015 e setembro de 2016, no Município de Vera Cruz, venderam ou expuseram à venda palmito da espécie Juçara cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição estava em desacordo com as prescrições legais, ou que não corresponda à respectiva classificação oficial.
Laudos de amostras coletadas na Operação apontaram que as conservas estavam com o pH em torno de 4, ou seja, acima do permitido. Assim, o palmito era impróprio ao consumo humano, já que esse nível de acidez pode ocasionar a proliferação da bactéria botulínica, que causa o botulismo (cuja implicação é o comprometimento progressivo do sistema nervoso e paralisia dos músculos respiratórios, o que pode ser fatal). As análises, realizadas pelo Laboratório da Fundação Universidade Regional de Blumenau, também comprovaram que o palmito era da espécie Juçara.
Notícias relacionadas

BM apreende adolescentes suspeitos de agredir professora com golpes de faca
Crime ocorreu em uma escola localizada em Caxias do Sul

Ônibus pega fogo na RSC-287 e mobiliza Corpo de Bombeiros em Vera Cruz
Ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira

Condenado por assalto em Cerro Alegre Baixo é preso pela Força Tática
Membro de quadrilha que roubou família durante jantar em 2021 foi sentenciado a nove anos. Na época do crime, ele e comparsas sabiam que vítimas haviam recebido dinheiro da venda de porcos

Produtor rural fica ferido após incêndio em estufa de fumo
Sinistro aconteceu por volta das 23h30min dessa segunda-feira