Política

Venâncio Aires é o município da região com maior índice de votos nulos nas eleições 2020

Publicado em: 16 de novembro de 2020 às 14:06 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 23:59
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Quase duas mil pessoas preferiram colocar um número inválido nas urnas neste domingo

    Entre militantes e apoiadores de diversos partidos político, as eleições também são palco para os indecisos ou para aqueles que preferem não optar por nenhum candidato. Na região, o maior índice de votos nulos no pleito municipal 2020 aconteceu em Venâncio Aires, com 1.963 pessoas optando pela anulação. O número representa 4,53% dos eleitores.

    O voto nulo ocorre quando o candidato digita o número de um candidato inexistente e aperta a tecla confirma. Considerados inválidos pela Justiça Eleitoral, assim como os votos brancos, os votos nulos ficaram conhecidos entre a população como um ato de protesto contra os candidatos e suas propostas.

    Além de Venâncio Aires, os municípios com maior índice de anulações foram os municípios de Arroio do Tigre (3,63%), Encruzilhada do Sul (3,46%) e Sinimbu (3,09%). Já em Santa Cruz do Sul, com o índice de 3,07%, 2.481 eleitores deixaram de escolher um dos candidatos à disposição.

    Votos em branco

    O município com maior índice de eleitores que apertaram a tecla branco neste domingo foi Encruzilhada do Sul, com 3,99%, seguido de Arroio do Tigre, com 3,81%. Em Venâncio Aires, 1.590 pessoas optaram pelo voto em branco (3,67%) e em Santa Cruz do Sul 2.431 eleitores invalidaram os votos (3%).

    Até 1997, os votos brancos eram considerados válidos e eram contabilizados para o candidato vencedor. Entretanto, após a Lei nº 9.504 de setembro daquele ano,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a considerar o voto em branco como aquele sem preferência por nenhum dos candidatos, ficando de fora no resultado final.