Política

“A política transforma a vida das pessoas e a vida dos animais. Por isso, me coloco à disposição da comunidade”, diz Bruna Molz

Publicado em: 19 de novembro de 2020 às 14:44 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:02
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Vereadora mais votada quer dar continuidade aos projetos da causa animal e ressalta estar à disposição para ouvir a comunidade

    Foram 2.235 votos. Mais de duas mil pessoas que depositaram nas urnas do dia 15 de novembro a confiança para mais quatro anos de trabalho de Bruna Molz. A vereadora de Santa Cruz do Sul foi reeleita no pleito 2020 como a candidata mais votada. Uma prova da força das ações que realizou no mandato que se encerra e do apoio que tem de toda uma população engajada e preocupada com o bem-estar animal. Aos 30 anos, Bruna coleciona pelo menos uma década de envolvimento com aquilo que acredita. Afinal, como ela gosta de frisar, é preciso lutar por aqueles que não possuem voz para pedir ajuda. 

    Certamente, a jovem que postava textos em prol da proteção animal na extinta rede social Orkut, ainda nem imaginava a caminhada política que iniciaria em 2016. Embora tenha concorrido pela primeira vez em 2012, foi há quatro anos que começou a colocar em prática todas as ações que sonhava desde criança. Bruna Molz, que sempre teve o apoio da família, lembra que seu amor pelos animais começou quando ela nem sequer entendia muito sobre a vida. "Desde pequena eu vinha com isso dentro de mim. É um dom que Deus me deu. Lutar pelos indefesos, por que não tem voz", salienta. 

    Ao saber da sua reeleição como a mais votada, Bruna explodiu de alegria. Com o resultado positivo, percebeu que seu caminho na política está apenas começando. "Me candidatei novamente porque quero dar continuidade ao trabalho. Temos o Centro de Bem Estar Animal, que foi iniciado neste governo e que vou fiscalizar e cobrar para que essa obra tão importante continue. Nosso canil hoje tem lugar para 30 animais e esse centro vai ter gatil, canil para mais de 150 cães, estrebarias para cavalos. Quero cobrar também novos recursos para o Hospital Veterinário, para que esses atendimentos não acabem. Ainda quero cobrar uma linha urbana até o Hospital Veterinário e uma alteração na lei vigente para que os animais possam ser transportados em caixa de passeio ou de papelão dentro do ônibus. Cobrar para que tudo tenha continuidade e se aprimore", destaca.

    O castramóvel é outra iniciativa que a motiva a continuar. "O documento está no Conselho de Medicina Veterinária para ser aprovado e esperamos o ok final para que os trabalhos iniciem o quanto antes. Eu pude mudar muita coisa através da política. A política transforma a vida das pessoas e a vida dos animais. Por isso, me coloco à disposição da comunidade para ajudar no que for necessário. Tudo que estiver ao meu alcance. Eu literalmente trabalhei para fazer aquilo que acho certo e construir aquilo que eu pensava que faltava para os animais. Consegui revolucionar muita coisa em quatro anos e a política é isso. A política é feita para o bem e tem o poder de transformar vidas", diz. Além disso, embora destaque que seu foco sempre será a causa animal, Bruna revela que deseja abrir novos leques em seu próximo mandato. "Se for de interesse da população, me coloco à disposição de ser a voz de todos", diz.  

    Mais do que uma causa, um amor

    A Bruna Molz fora da política é a Bruna Molz que a comunidade já conhece. Sua causa também é seu hobbie e ela destaca que cuidar dos animais é o que lhe faz feliz e lhe dá forças para enfrentar as críticas. "Ser a mais votada me deu um ânimo a mais. Eu fui muito bombardeada nesses últimos quatro anos. Muitas pessoas me apoiam, mas muitas pessoas me criticam, às vezes até por ignorância por não saber que a causa animal e a saúde pública são totalmente interligadas. Quando resgatamos um animal das ruas, estamos combatendo zoonoses. Eu tinha quase certeza que repetiria minha votação, porque eu sei que eu não decepcionei os meus eleitores e consegui cumprir minhas promessas. Mas não imaginei que eu seria a mais votada. Eu vejo isso como uma nota. É tipo uma prova de escola. Eu trabalhei por quatro anos e agora a população teve a chance de dizer se gostou ou não do meu trabalho", analisa. 

    Por isso, os próximos quatro anos serão de ainda mais comprometimento e trabalho. Em sua rotina diária, que envolve Câmara, casa, academia e endereços para visitar por conta das denúncias, Bruna sabe que muda, aos poucos, a realidade de muitos animais. Seres que sempre a motivaram, seja dentro ou fora da politica. "O meu hobbie é salvar e proteger os animais, ir correndo para um resgate. Não consigo ajudar todos. Não tenho abrigo de animais. Mas eu faço o que eu posso. O meu grande sonho é ter a condição de ter uma fazenda e construir um santuário de animais para levar muitos animais que precisam de ajuda. É um sonho, que não tem a ver com a política, mas seria uma alegria imensa pra mim", relata.