Política

“Vou trabalhar forte para ser uma representatividade e incentivar as pessoas afrodescendentes”, afirma Cléber Pereira

Publicado em: 24 de novembro de 2020 às 15:47 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:06
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Candidato do Democratas foi o décimo quarto vereador mais votado, eleito com 846 votos no pleito desse ano

    Assim como em uma partida de futebol, onde por vezes a bola “bate na trave” até entrar no gol, a trajetória de Cléber Pereira até a Câmara de Vereadores foi construída no “quase”. Em sua quinta eleição nesse ano, o ex-coordenador do Departamento de Esportes de Santa Cruz preparou o time e apostou em um trabalho forte e organizado para, dessa vez, vencer a disputa. E com 846 votos, conseguiu se eleger e conquistar uma cadeira no Legislativo.

    Cléber teve a primeira participação na política no Governo Wenzel e Helena, onde recebeu a oportunidade de atuar no Departamento de Esportes entre 2004 e 2008. Na eleição seguinte, decidiu disponibilizar o nome – pelo partido Democratas – para uma vaga na Câmara de Vereadores. Foram 643 votos, mas não o suficiente para se eleger. Na segunda participação em um pleito municipal, ele somou 673 votos e na terceira, 683, novamente, não se elegendo. Apesar do resultado não favorável e de ter cogitado desistir, a questão da política ser uma forma de poder ajudar as pessoas, fez com que ele continuasse lutando pela comunidade. “Na minha penúltima eleição fui candidato pelo MDB e fiz 687 votos. Ali, comecei a perceber que quase sempre repetia a mesma votação, nos mesmos colégios eleitorais e nas mesmas seções e que eu tinha um público fiel nos bairros, apenas precisava conquistar a confiança de outras pessoas”, conta.

    E assim foi. A experiência e o trabalho desenvolvido à frente do Departamento de Esportes nos últimos governos, fez com que Cléber se tornasse conhecido também no interior e, a partir disso, pudesse se preparar melhor para o desafio das eleições desse ano. “Essa foi a primeira vez que eu realmente me organizei e tive um grupo muito bom para articular a minha campanha. O trabalho que consegui desempenhar através da secretaria, auxiliando os campeonatos de futebol amador, foi fundamental para que eu me aproximasse das comunidades. E eu digo que o interior foi o fiel da balança, porque tive uma votação muito expressiva lá e era esse o objetivo, fazer com que eles tivessem uma representação na área esportiva. Então fica o meu carinho pelo interior e também pelos bairros Belvedere e Vila Schulz, onde mais uma vez fui o representante", destaca.

    Além do Esporte, defesa pela Cultura, Inclusão e Igualdade Racial

    Além de ter uma atuação forte nos bairros e no meio esportivo, o vereador eleito irá defender outras três bandeiras durante o mandato: inclusão, cultura e, principalmente, a igualdade racial. “Sou o segundo negro eleito como vereador da história de Santa Cruz, inclusive recebi muitas mensagens me parabenizando por isso. Mas eu sempre tive todo um cuidado para não criar um vitimismo e é assim que eu vou utilizar essa bandeira. Eu acredito que negro não é coitadinho, a única coisa que queremos é igualdade. Vou trabalhar forte para ser uma representatividade, empoderar e incentivar as pessoas afrodescendentes que elas podem crescer, que tem vez e voz", disse.

    Novos nomes e novas ideias na Câmara

    Mesmo não tendo caminhado ao lado do Governo Helena e Elstor durante a campanha, Cléber afirmou que não pensa em ser oposição e acredita que, uma das principais peças do próximo mandato, será Henrique Hermany, com quem trabalhou na Secretaria de Esportes. “O Henrique é um cara que eu tive uma proximidade muito e que tem um grande envolvimento no esporte. Sou muito grato a ele por sempre ter permitido e sido parceiro em todo o trabalho realizado na secretaria”, relata.

    Para ele, o sentimento é de felicidade e gratidão pela votação conquistada no pleito e a partir de agora, com novos nomes compondo o cenário político, será possível realizar um grande trabalho para os santa-cruzenses. “Foram 846 pessoas acreditaram no projeto e quero poder representar da melhor maneira possível. Hoje, sabemos que a política está difícil e desgastada, as pessoas não acreditam mais, mas estou muito feliz porque sei que, as cabeças novas que ingressaram na Câmara esse ano só têm a somar e com isso, vamos fazer a diferença”, concluiu.