Política

“Pretendo apresentar novas ideias e ações de conscientização ambiental”, diz Raul Fritsch

Publicado em: 27 de novembro de 2020 às 17:14 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:09
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Em sua sexta participação no pleito municipal, candidato do Republicanos foi eleito pela primeira vez com 793 votos

    Um trabalho justo, feito com simplicidade e sempre buscando o que é correto. Assim que Raul Gilnei Fritsch resume a sua trajetória de vida pessoal e política. Aos 46 anos e em sua sexta participação no pleito municipal, o empresário foi eleito pela primeira vez somando 793 votos e, a partir de 1º de janeiro de 2021, assume uma cadeira no Legislativo de Santa Cruz do Sul.

    Formado em Administração e Gestão Ambiental, Raul iniciou a caminhada na ala jovem do Progressistas. Concorreu a vereador nos anos de 2000, quando somou 329 votos; em 2004, com 829 votos; em 2008, quando fez 1029 votos; em 2012, com 1089 votos e no ano de 2016, quando alcançou 1202 votos. Mesmo com todas as votações insuficientes para conseguir a vaga na Câmara de Vereadores, o empresário teve a oportunidade de comandar a Secretaria do Meio Ambiente durante os dois mandatos do atual Prefeito Telmo Kirst. Atualmente, é filiado ao Republicanos, onde é vice-presidente da legenda.

    Além das participações no meio político, Raul – que é morador do Bairro Renascença – sempre foi muito ligado as atividades comunitárias. “Sempre estive a disposição das comunidades, das igrejas, do esporte, das associações de moradores, dos grupos de serviços, enfim sempre estive ativo, buscando ajudar as pessoas dentro das minhas possibilidades”, afirmou.

    Apesar de esperar um grande número de abstenções, ele estava confiante que, dessa vez, seria eleito. "Em todas as eleições se busca um resultado positivo, mas nessa eu tinha quase toda certeza que seria minha vez. Só fiquei surpreso por minha votação ter baixado, em comparação as outras, mas me sinto agora aliviado por ter conseguido ser um dos eleitos. Agradeço a minha família, amigos, colegas de partido e, principalmente a vereadora Bruna Molz, que foi a mais votada e com isso, pode colaborar na formação da segunda cadeira no Legislativo", analisou.

    "Não me sinto oposição. Tenho certeza que o novo governo estará a disposição de ouvir as bases e a comunidade", avalia Fritsch

    Questionado sobre a relação do Republicanos com o Governo – já que a sigla apoiava outra chapa mas, uma semana antes das eleições, acabou deixou a coligação – Raul explicou que, após a decisão, grande parte da executiva declarou apoio à chapa de Helena/Elstor e, portanto, não se sente oposição e acredita em um trabalho de construção coletiva entre as partes. “Quando sentiu que estaria excluído da base governista, o partido Republicanos deixou seus candidatos livres para buscar o caminho que fosse o correto para cada um. Por isso, não me sinto oposição. Tenho certeza que o novo governo estará a disposição de ouvir as bases e a comunidade. Existem muitas obras em andamento e muitas para iniciar. Acredito que o futuro governo fará o seu melhor por Santa Cruz", declarou.

    Para os próximos quatro anos na Câmara, o vereador eleito pretende atuar com muito respeito, verdade e honestidade, utilizando a experiência e o conhecimento na área ambiental e como secretário, para criar projetos no setor. “Através do Legislativo, vou criar novas ideias e ações de conscientização ambiental, seguindo a minha linha de atuação como Secretário do Meio Ambiente. Quero representar essa área e estar cada vez mais próximo das comunidades, levando as demandas a serem encaminhadas ao Executivo, cada um fazendo o seu papel”, considera.