Política

“Nós precisamos fortalecer as famílias que ainda permanecem no meio rural”, destaca Sandra Wagner

Publicado em: 01 de dezembro de 2020 às 19:08 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:32
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Facebook
    compartilhe essa matéria

    A vereadora é a décima participante da série de entrevistas da Arauto FM 90,5

    Sandra Wagner, do Partido Socialista Brasileiro, foi reeleita vereadora com 751 votos nas eleições em Venâncio Aires. A venâncio-airense tem 53 anos e é uma das duas mulheres eleitas nesse pleito para integrar a Câmara Municipal de Vereadores. De Linha Santa Emília, interior do município, a parlamentar é professora, mas nunca exerceu a profissão. Percebeu ainda na juventude a vontade de ser uma representação. Dessa forma, filiou-se aos 19 anos na sigla. E em 2008, decidiu ser sindicalista, integrando a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Candidatou-se pela primeira vez em 2016, sendo a terceira mais votada na disputa.

    “Sempre gostei de ir a festas e me chamava muito a atenção a movimentação dos políticos nas eleições, mas o convite veio em 2016 por parte do atual prefeito Giovane Wickert, que pediu para eu colocar o meu nome como vereadora. No sindicato também era muito cogitada a ideia de ter uma representação, eu já era conhecida pela comunidade, e então eu aceitei o convite. Fui a terceira mais votada, com 1.515 votos e foi surpreendente”, relembra a vereadora reeleita.  

    Sandra Wagner foi a única mulher reeleita nesse pleito, ela destaca que pretende incentivar o ingresso de demais mulheres na política. “O desafio da mulher está presente em todas as atividades, mas cada vez a gente percebe a evolução e a representação do gênero em mais segmentos. Lembro que fiquei muito feliz quando eu me elegi e eu pude ver que além de mim tinha mais três em um espaço que geralmente é preenchido por homens, mas nesse pleito somos somente duas […] agora teremos um novo desafio, somos a representação do gênero na câmara, mas precisamos incentivar que mais mulheres se coloquem a disposição para concorrer ao cargo eletivo. Por isso, quero me dedicar e desempenhar bem a função para que as mulheres se sintam bem representadas”, destaca Sandra Wagner.

    No Legislativo, a venâncio-airense relata que quer seguir com os trabalhos voltados a agricultura familiar. “Eu comecei trabalhando no campo, e a gente como vereador têm a possibilidade de ter esse olhar tanto para a cidade, como para o interior, se a colônia vai bem, a cidade também vai, por isso, nós precisamos fortalecer as famílias que ainda permanecem no meio rural e fazer com que os jovens continuem lá. No momento em que tivermos pessoas produzindo as riquezas, nós vamos ter um campo e uma cidade crescendo e esse é o objetivo, pois temos uma cidade com uma área territorial rural muito grande”, ressalta Wagner.