Na região dos vales do Taquari e Rio Pardo foram oito municípios selecionados para participar do projeto
Através do programa federal 'Mais Cultura nas Escolas', iniciou nesta segunda-feira (26) as ações do projeto 'Memorial do Chimarrão'. Alunos de 1° ao 9° ano do educandário municipal de ensino fundamental Cidade Nova se envolvem em atividades, através da parceria do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto Escola do Chimarrão. A proposta é ampliar o conhecimento sobre a cultura gaúcha. Na região dos vales do Taquari e Rio Pardo foram oito municípios selecionados e a Emef Cidade Nova é a única de Venâncio Aires.
A diretora Rosemeri Beier reforça que o objetivo é integrar uma proposta pedagógica com ações artísticas e culturais. Na programação consta sessão de cinema comentado com contos gauchescos de João Simões Lopes Neto; palestra sobre a história, usos e costumes e origem do chimarrão, além da roda de chimarrão com os alunos e oficina prática de ensino do preparo do mate.
Durante esta terça-feira (27) as ações continuam com palestra às turmas de 7º, 8º e 9º anos. O palestrante é Rogério Bastos, professor, jornalista, produtor de rádio e televisão e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore. Na sequência, haverá contação de histórias e brincadeiras folclóricas com as séries iniciais, além de sessão de cinema com o filme gaúcho Neto e o domador de cavalos, de Tabajara Ruas.
Notícias relacionadas

Santa Cruz lança campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista
Movimento convida sociedade a se engajar na causa da inclusão

Viveiros Werle: 25 anos de trabalho familiar
Empresa se consolidou como referência na produção de mudas de eucalipto, hortaliças e flores na região

Super Feirão da Inclusão vai oferecer vagas de empregos em Santa Cruz
Ação é realizada pelo Fort Atacadista; saiba quem pode participar da iniciativa

Trânsito na Rua Marechal Floriano terá mudanças a partir desta terça-feira em Santa Cruz; confira
Decisão foi tomada em reunião entre a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana e a empresa responsável pela revitalização do Calçadão