Covid 19

Começa a vacinação em massa contra Covid-19 no Reino Unido

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 às 09:22 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:37
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    País europeu encomendou 40 milhões de doses, o que permite proteger 20 milhões de pessoas

    O Reino Unido inicia nesta terça-feira (8) a vacinação da população contra a Covid-19. O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, diz que se trata de um “momento histórico", referindo-se à data como o "Dia V" (uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial).

    País europeu mais afetado pela pandemia – com mais de 61 mil mortos e mais de 1,7 milhão de casos de infecção -, o Reino Unido é o primeiro país no mundo a autorizar a utilização da vacina anticovid-19 desenvolvida pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, e será o primeiro país ocidental a iniciar a sua campanha de vacinação.

    Em comunicado divulgado no fim de semana, Matt Hancock informou que os primeiros grupos que vão receber a vacina serão os mais vulneráveis e aqueles com mais de 80 anos, bem como os funcionários de lares e residências seniores e do serviço de saúde público britânico.

    As especificidades da vacina Pfizer/BioNTech, que necessita de conservação a 70 graus negativos, representam um desafio logístico, disseram as autoridades sanitárias britânicas, acrescentando que as doses têm de ser transportadas por uma empresa especializada e que o descongelamento demora várias horas.

    O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, o que permite proteger 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina se administra com duas doses. Numa primeira fase, estarão disponíveis 800 mil doses no país.