Dois trabalhos do Curso de Comunicação Social foram premiados nas categorias Videoclipe e Jornalismo Opinativo
Ocorreu entre os dias 26 a 28 de setembro o 29ª Set Universitário, com o lema Pra quem é louco pelo o que faz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram três dias de debates, oficinas e encontros com a presença de grandes profissionais do país e do mundo. Dentre mais de 1.300 trabalhos inscritos, dois do Curso de Comunicação Social da Unisc foram premiados nas categorias Videoclipe e Jornalismo Opinativo.
O grupo formado por estudantes de Produção em Mídia Audiovisual (PMA), composto por Pâmela Lopes, Tainara Schmits, Henrique Tomazi e Eduardo Karsburg venceu na categoria Videoclipe. A produção foi feita para a disciplina de Edição e Montagem de Produtos Audiovisuais, ministrada pelo professor Gabriel Steindorff, em semestre 2016/1. O clipe foi feito para a música Ainda sei tentar, da banda Reação em Cadeia.
Pâmela Lopes, estudante do 6º semestre de PMA, conta que a ideia do videoclipe foi mostrar o trabalho dos Risoterapeutas, um grupo de palhaços voluntários de Santa Cruz do Sul que tem o riso como forma de medicamento. "Eles visitam hospitais e instituições com o intuito de levar alegria, atenção e sorrisos", explica Pâmela. O videoclipe foi gravado na Associação de auxílio aos necessitados (Asan).
“O clipe busca trazer justamente esse lance de se doar para o próximo. A gente espera, sempre, que na velhice estejamos com nossa família e amigos, mas às vezes para algumas pessoas não é assim. E o trabalho voluntário, como o dos Risoterapeutas, é fundamental para dar uma amenizada no sentimento de abandono (no caso da Asan). A gente quis passar uma mensagem mesmo, de 'fazer o bem sem olhar a quem', e acredito que conseguimos”, conta Pâmela.
Ao ser questionada sobre a importância do prêmio para o grupo, a acadêmica comenta que muitas vezes os estudantes se perguntam se estão no curso certo, e ela acredita que esse prêmio foi uma resposta. “Como um 'sinal do universo' de que esse é o caminho. Foi uma honra representar a Unisc. Mas o mais legal é ver que a galera ficou feliz por nós. Nossos colegas de curso comemoraram junto com a gente e essa empatia é algo que o curso não ensina, faculdade nenhuma vai ensinar, sabe? A gente tá crescendo juntos no curso, aprendendo juntos. Esse lance de um apoiar o outro, de vibrar com a vitória do colega, é essencial", avalia Pâmela.
Outra premiada na Mostra Competitiva Set Universitário Famecos 2016 foi Nicole Petry Rieger, estudante do 8º semestre de Jornalismo, na categoria Jornalismo Opinativo, com a reportagem sobre meninas que optam por não se depilar e o empoderamento exigido para tal atitude. O tema da matéria era “O ato de se amar”, e foi produzida para a edição 2016/2 do jornal-laboratório Unicom – que já acumula 13 prêmios em diferentes concursos -, sob orientação do professor Demétrio Soster. A diagramação foi feita por Karine Naue e Mônica da Cruz, inscritas como co-autoras.
Conforme a autora, a reportagem retrata a dificuldade do amor próprio, de se empoderar enquanto mulher, e o quão difícil esse ato é. Ao perguntar-lhe sobre o quão importante foi este prêmio, Nicole afirma: “Ah, é bom demais ter a sensação de que 'valeu a pena'. Fazer faculdade não é fácil quando tu realmente te engaja no curso e nos estudos, e receber um prêmio assim é um incentivo gigante. Quase um abraço de conforto como 'olha menina, teu esforço tá valendo a pena'. O sentimento que fica é de estar no caminho certo”.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina