Expectativa da organização é de que 97% dos votantes seja favorável à separação
Com o objetivo de fazer com que os três estados do sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – se tornem um novo país, acontece em diversas cidades neste sábado (1º) um plebiscito informal. O ato tem reflexos também na região. Em Vera Cruz, duas frentes estiveram colhendo assinaturas até o meio-dia. Já na parte da tarde, apenas a montada junto ao Back Supermercado, na rua Roberto Gruendling, continua recebendo os votantes. Ela ficará até às 17 horas. Para participar do processo é preciso informar nome, RG, CPF e profissão. Após, o votante recebe uma cédula e marca a opção “Sim” ou “Não” para a separação dos três estados.
BALANÇO
Em Vera Cruz, o número de votantes deve ser de aproximadamente 500. Já em Santa Cruz do Sul, cidade que tem nove pontos de coleta, o número de assinaturas ultrapassa três mil. Por volta das 20h30min deste sábado, cada mesário irá abrir a urna em local público com a presença de três testemunhas. A expectativa, segundo Paulo Torales, coordenador regional do Plebisul, é de que 97% dos votos sejam favoráveis à separação.
PARTICIPAÇÃO
Através dos meios de comunicação, as moradoras de Vera Cruz, Gláucia e Clarisse Kohls, ficaram sabendo do movimento e foram até a urna localizada no Back Supermercado para votar. Elas contam que são favoráveis à separação, pois acreditam que tal fato irá melhorar a situação do Estado.
Notícias relacionadas

Prazo para envio de projetos da Consulta Popular 2024/2025 é prorrogado até 15 de abril
A apresentação dos documentos é condição necessária para que os recursos sejam liberados

Nestor Ellwanger é eleito presidente da Amvarp
Escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira, na sede do Cisvale

Estudante de Vera Cruz alcança maior nota do estado na redação do Enem
Fernanda Beatriz Storch é egressa do Instituto Sinodal Imigrante

Venâncio Aires terá quatro representantes na Hannover Messe 2025
Evento é a maior feira internacional de tecnologia industrial, tendências e inovações dos setores industriais e de manufatura avançada