Flávio Schunke, que já defendeu o enxugamento dos vencimentos de todos os cargos em 2017, voltou a pedir que se coloque o assunto em pauta
Nenhum projeto foi a votação na primeira sessão de 2019 da Câmara de Vereadores de Vera Cruz. Em compensação, teve ânimos acirrados nos primeiros minutos. O novo Regimento Interno desobriga a leitura da ata da sessão anterior. Mas o vereador Mártin Nyland, com apoio de José Abrelino da Silva e Marcelo Carvalho, solicitou a leitura de tudo o que aconteceu em 26 de dezembro do ano passado. O novo presidente, Waldir Justmann, atendeu o pedido. Foram 14 minutos de fala, que tiraram a atenção de vereadores e de assessores. Teve quem não largou o celular e quem quase cochilou.
Nos assuntos pessoais, entre os debates a diminuição dos salários dos servidores do Legislativo. Flávio Schunke, que já defendeu o enxugamento dos vencimentos de todos os cargos no início de 2017, voltou a pedir à Mesa Diretora que coloque o assunto em pauta. O parlamentar chegou a apontar sugestões de valores a serem pagos a quem trabalha como assessor legislativo, de bancada, direção e jurídico.
Presidente pelos próximos dois anos, Peda se comprometeu, ainda na data da eleição para o cargo, em 26 de dezembro, que vai equiparar os salários. Para isso, voltou a frisar na Tribuna, no dia 4 de janeiro, que precisa de estudo técnico. Segundo ele, o documento já está em fase de desenvolvimento e deve ser apresentado nos próximos dias. “Assim que tiver este estudo, posso me reunir com os vereadores e debater a proposta”, afirmou ele, que disse ainda ser “um homem de palavra” e que “o que falei está falado”.
A primeira sessão do ano, realizada no início da tarde de sexta-feira, ainda contou com a presença do prefeito Guido Hoff, que, entre outras falas, destacou a sintonia com o Poder Legislativo. “Não tive projetos não aprovados aqui na Câmara. E é assim que precisa ser, porque a Prefeitura não vai encaminhar o que não é bom para a comunidade. E sendo bom, a Câmara vai aprovar”, observou ele, que desejou sucesso à nova Mesa Diretora, que além de Peda na presidência, tem Maria de Fátima na vice-presidência, Horst Schuch como secretário e Ludwig Conrad como segundo secretário.
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates