Dirigentes de ligas também aprovaram a regra de participação de jogadores nas competições de futebol de campo
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esporte, reuniu na tarde de ontem, 5, as ligas de futebol amador de campo e futebol sete do município, para a definição do calendário deste ano da modalidade. Na ocasião também foram acordados detalhes sobre a regra de participação de jogadores para este ano.
O calendário das competições de futebol de campo já iniciou com a abertura do Campeonato Monte Alverne no fim de janeiro, que segue até maio. No fim deste mês também inicia a Copa Cidade que se encerra em julho. A Liga Vale do Castelhano realiza seu campeonato de junho a novembro e a Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz (Lifasc) de agosto a dezembro.
A organização das ligas de futebol sete prevê a realização de dois campeonatos no primeiro semestre (Liga Integração de Futebol Sete e Campeonato de Futebol Sete de Saraiva) e três no segundo semestre (Campeonato Integração de Futebol Sete São Martinho / Paredão, Liga Amizade de Paredão e a Taça das Colônias). O calendário ainda tem a realização do Campeonato Regional do Vale do Rio Pardo no período de setembro a dezembro.
Assim como ocorreu em 2018, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo, será disputado em forma de Taça dos Campeões, reunindo os vencedores do ano das quatro ligas de futebol de campo de Santa Cruz, nos meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
No encontro também ficou aprovada a regra de participação de jogadores nos campeonatos de futebol de campo promovidos pelas ligas. A exemplo dos dois anos anteriores, em 2019 os atletas poderão optar pela participação em três, das quatro competições: Campeonato Monte Alverne, Copa Cidade, Castelhano e Lifasc. O atleta que infringir a regra, será punido pela Uniformização de Regulamentos. O controle é feito através de uma central de inscrições que é administrada pelo Departamento de Esporte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Conforme o Secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, a definição do calendário oficial tem facilitado a organização das competições por parte das ligas. “O esporte amador cresceu muito nos últimos anos, fruto de um trabalho integrado entre a Prefeitura e as entidades que promovem as competições. Por isso, precisamos estar cada vez mais organizados”, diz.
Uniformização de regulamentos
Na mesma oportunidade, organizadores e dirigentes de ligas, departamentos, clubes sociais e secretarias de esporte dos municípios de Santa Cruz, Vera Cruz, Vale do Sol e Sinimbu firmaram, pelo oitavo ano consecutivo, a uniformização dos regulamentos.
O documento é reeditado no início de cada ano e prevê punições em seis ocasiões: gestos obscenos; ofensa verbal, moral ou critica desrespeitosa; tentativa de agressão e agressão; atentado contra o nome da organização do campeonato; tumultos, brigas ou confusões generalizadas e tentativa de suborno ou suborno. As suspensões variam de dois meses a três anos e são julgadas pelas entidades realizadoras dos campeonatos. Estão sujeitos as punições atletas, dirigentes e torcedores. Em casos de reincidência, aspenalidades são dobradas. A novidade deste ano fica por conta da possibilidade de eliminação permanente do infrator de todas as competições, no caso de uma segunda reincidência.
A unificação de regras de 2019 também mantém o termo que prevê que os árbitros que eventualmente infringirem as normasdisciplinares, também poderão ser penalizados em todas as competições. As associações e empresas de arbitragens dos municípiossão procuradas para firmar o documento, para que tenham ciencia do acordado pelos promotores. O controle das punições é feito através de um banco de dados armazenado no Departamento de Esporte da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
A uniformização de regulamentos envolve a Secretaria de Esporte de Santa Cruz do Sul, Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), Associação de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Afasc), Departamento de Futebol Monte Alverne, Liga Regional do Vale do Rio Pardo, Campeonato Vale do Castelhano, Campeonato de Futebol Sete de Saraiva, Liga Integração de Futebol Sete, Liga Integração de Futebol Sete São Martinho/Paredão, Liga Amizade de Futebol Sete, Taça das Colônias, Liga de Futsal de São José da Reserva, Clube União/Corinthians, Clube Aliança, Secretaria de Esportes de Vera Cruz e de Vale do Sol e CMD de Sinimbu.
Notícias relacionadas
Estão abertas as inscrições para a 3ª Corrida da Vida
Programação é realizada pelo Rotary Club Venâncio Aires Novas Gerações
Ceisc União Corinthians vira no fim e vence o Mogi Basquete fora de casa
Equipe santa-cruzense fez 31 pontos no último quarto e conseguiu virada faltando 21 segundos
Santa-cruzenses de 13 anos são campeãs brasileiras invictas de beach tennis
Manuela Bullé Kist e Verônica Assmann Bersch disputaram competição organizada pela CBBT, em Vitória, no Espírito Santo
Amo atletismo encerra ano de competições
Em Dois irmãos, destaque para os atletas João Oliveira e Kauã Gonçalves, que subiram ao pódium da competição