Fortes ventos já chegaram nos EUA
O primeiro grande furacão que ameaça atingir diretamente os Estados Unidos em mais de 10 anos provocou chuvas intensas e ventos fortes na Flórida nesta sexta-feira (7), depois de matar ao menos 570 pessoas no Haiti em sua marcha destrutiva rumo ao norte através do Caribe. O furacão Matthew provocou rajadas de vento de 115 km/h e temporais em comunidades litorâneas da Flórida enquanto se movia paralelamente e ao longo do litoral da costa leste do Estado, perto do Cabo Canaveral, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) em um comunicado.
Cerca de 300 mil residências da Flórida ficaram sem eletricidade, relatou a mídia local. Em West Palm Beach, ruas e casas ficaram no escuro, e a rodovia 95 ficou vazia enquanto a tempestade atravessava a comunidade de 100 mil pessoas. O Matthew está gerando ventos extremamente perigosos de 195 km/h, disse o NHC.
Os ventos do furacão haviam diminuído na noite de quinta-feira (6) e na manhã desta sexta-feira (7), o que o reduziu para a categoria 3 na escala de cinco graus de intensidade dos furacões, situação na qual pode tanto seguir continente adentro quanto passar ao longo do litoral dos EUA no oceano Atlântico até a noite desta sexta-feira.
Poucas tempestades com ventos tão intensos quanto os do Matthew atingiram a Flórida, e o NHC alertou para "impactos potencialmente desastrosos". O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA disse que a tempestade pode ser a mais forte a golpear o nordeste da Flórida em 118 anos. O NHC disse que a tempestade deve enfraquecer gradualmente durante as próximas 48 horas.
Ao menos 570 pessoas morreram no Haiti, afirmaram autoridades locais, e milhares foram deslocadas depois de a tempestade derrubar casas, arrancar árvores e inundar bairros no começo da semana.
Notícias relacionadas

Roberta Pereira passa a integrar a área de gestão da ACI
Nova integrante foi apresentada, nessa quarta-feira, pelo Conselho Gestor aos colaboradores da entidade

Vale do Sol promove programação especial em alusão ao Abril Azul
Pela manhã, a programação teve caminhada e plantio de girassóis no canteiro central da Praça, flor que representa a luz, o crescimento e a resiliência

Prefeitura aguarda estudo para iniciar obra da segunda quadra do Calçadão da Floriano
Relatório, que está em andamento, vai detalhar os impactos da intervenção sobre as tipuanas

Trecho da Avenida Euclydes Kliemann fica interditado para obras
Secretaria de Segurança e Trânsito orienta motoristas a utilizarem rotas alternativas; veja