Foram citados casos de consumidores que aguardaram mais de uma semana para terem sua energia reestabelecida
Uma reunião especial nesta sexta-feira (1º), proposta pelo vereador Elstor Desbessell (PTB) levantou carências no serviço de fornecimento de energia elétrica em Santa Cruz do Sul. O tema atraiu consumidores dos mais diferentes pontos do município, insatisfeitos com o serviço prestado pela RGE. Também estiveram presentes representantes de diversas entidades locais e regionais. O deputado federal Heitor Schuh, o presidente do Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry; o secretário de Agricultura de Santa Cruz do Sul, Elo Schneiders, também se manifestaram.
Estiveram presentes o gerente de serviço de campo da RGE, Tiago Engroff; o coordenador de obras da companhia, Jorge Pereira, além do consultor de negócios da região dos Vales, Cristiano Guedes da Silva. Esse último fez uma apresentação do volume de investimentos realizados no município. Um dos principais pontos levantados foi a demora no atendimento no tocante ao reestabelecimento da energia elétrica em caso de intempéries.
Foram citados casos de consumidores que aguardaram mais de uma semana para terem sua energia reestabelecida. Também houve reclamações quanto ao atendimento telefônico via central de 0800, que acaba prejudicando sensivelmente os consumidores. Elstor Desbessell fez uma explanação dos principais problemas, salientando que a comunidade está cobrando uma solução dos vereadores, sendo que a reunião foi solicitada para a busca de melhorias.
O deputado federal Heitor Schuh (PSB) chegou dizer que pretende encaminhar um pedido de quebra de contrato com RGE Sul pelas falhas no atendimento à população. “Ainda teremos que aguentar um contrato até 2027. Imagine se agora não está bom, como não estará em alguns anos”,
observou.
O secretário da Agricultura, Elo Schneiders, mencionou que desde que a RGE Sul interrompeu o contrato com a Conecta para o fornecimento de serviços de poda e manutenção, a situação piorou de forma considerável. “Nunca vi um serviço tão ruim como agora”, salientou.
O vereador Licerio Agnes (Progressistas) também citou casos em que a companhia não avisa aos comerciantes quanto à interrupção do serviço, o que acaba prejudicando as atividades. “Houve vários casos em que se perdeu muitas mercadorias por não saber que haveria uma interrupção
programada”, explicou.
O vereador Bruno Faller (PDT) sugeriu o encaminhamento de um requerimento conjunto, assinado por todos os vereadores, para solicitar o aumento da equipe de atendimento e também melhorias no canal de relacionamento.
A comunidade se manifestou, apresentando seus casos de dificuldade com a companhia. Os principais foram situações de alto tempo de falta de energia, problemas com a estrutura da rede, precariedade de postes, entre outros.
O consultor de negócios da região dos Vales, Cristiano Guedes da Silva, questionou que o serviço prestado seja ruim quando não existem intempéries. “Não que não haja problemas. Precisamos melhorar, mas eu diria que em casos de temporal foram os grandes responsáveis por isso. E precisamos priorizar o reestabelecimento de alguns casos mais urgentes, como hospitais, entre outros. E ainda é necessário tomar medidas de segurança, para que a energia não retorne e se torne um risco para os consumidores ou a população”, observou.
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