Política

Motoristas por aplicativo cobram mudanças na lei que regulamenta o serviço

Publicado em: 18 de março de 2019 às 17:24 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 09:43
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Reunião com vereadores ocorreu na tarde desta segunda-feira

    Os motoristas de aplicativo marcaram presença nesta segunda-feira (18) no Poder Legislativo de Santa Cruz para reivindicar uma revisão na lei que regulamenta o serviço. A Câmara de Vereadores se comprometeu a ajudar na costura de uma solução com o Poder Executivo. A reunião, entre os profissionais e os vereadores, foi um pedido do vereador Luizinho Ruas (PTB) devido às constantes polêmicas relacionadas ao serviço de táxi e Uber.

    Após ouvirem as demandas dos profissionais, como a igualdade nas regras para motoristas de táxis e de Uber, os vereadores acolheram o apelo e ficaram de intermediar um diálogo entre os profissionais e a prefeitura. Agora, a classe aguarda a análise de um projeto de lei que será encaminhado ao Executivo pelo vereador Gerson Trevisan (PSDB).

    Um dos pontos mais reivindicado pelos motoristas de aplicativo se refere à regra da concessão do carro. Os motoristas de táxis estão autorizados a conduzir um carro de até dez anos, cinco anos a mais do que a validade dos veículos dos motoristas de Uber. 

    Segundo Fábio, motorista por aplicativo de Santa Cruz do Sul, a classe quer igualdade. "Nós queremos achar uma maneira que o regulamento não seja tão restritivo para o motorista de aplicativo. Nós não somos clandestinos, nós somos trabalhadores", completa.

    Em Santa Cruz do Sul, há cerca de três aplicativos em operação, Uber, 99 e Mobi. Com o serviço no município, foram criados de 180 a 200 empregos. A demanda costuma ser maior das 7h às 9h, das 11h30min às 13h30min e o horário de pico volta a ser às 17h30min às 19h.