Geral

Unisc dá início ao projeto arquitetônico do Hospital Veterinário de Santa Cruz

Publicado em: 11 de abril de 2019 às 10:14 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 10:30
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Local atenderá demandas, sejam elas particulares ou de convênios firmados

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) deu início esta semana, ao projeto arquitetônico do novo prédio onde será construído o Hospital Veterinário. Localizado na RSC-287 em Pinheral, o Hospital será construído em uma parceira do município, que irá investir cerca de R$ 1 milhão na reforma do prédio. Em contrapartida, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além dos equipamentos necessários.

    Com a previsão de conclusão das obras em fevereiro de 2020, o Hospital atenderá diversas demandas, sejam elas particulares ou de convênios a serem firmados. Conforme o Secretário de Comunicação e Saúde, Régis de Oliveira Júnior, as ONG´s, Canil Municipal, Protetores Independentes e as pessoas de baixa renda (que hoje se define pelo Bolsa Família, CadÚnico, Desconto Social de Água e Luz) terão o atendimento gratuito.

    Para a presidente da Câmara de Vereadores e defensora da causa animal, Bruna Molz, o essencial é que tenha atendimento emergencial 24 horas por dia. Ela ainda acredita na possibilidade, pela parte da prefeitura, da criação de um Cartão SUS Animal, para facilitar o atendimento quando a população necessitar.

    Que tipo de serviço eu encontro no Hospital Veterinário?

    A reitora Carmem Lúcia destaca que serão oferecidos de serviços hospitalares, como: esterilização, diagnóstico por imagem (raio-X, ultrassom, radiografia contrastada e mielografia), exames complementares (aqueles realizados nos laboratórios de doenças parasitárias, análises clínicas, microbiologia e patologia animal), além de procedimentos de analgesia, anestesia, cirúrgico, medicação pré e pós-operatória, e internação de várias espécies de animais domésticos e até silvestres. “Todos esses serviços serão feitos pelos nossos alunos do curso de Medicina Veterinária, a partir do quinto semestre. Para profissionais formados, ainda estudamos a possibilidade de locação do espaço para atividades hospitalares, aquelas que o médico veterinário não possa realizar nas clínicas”, salienta.

    A cedência de uso do imóvel para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), com o fim de implantação do Hospital Veterinário, foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 18 de março. O terreno tem 16,5 mil metros quadrados e o prédio possui mil metros quadrados.