Levantamento do Governo do Estado apontou que a instituição santa-cruzense possui ultrafreezers disponíveis para conservar as doses
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está entre as 16 instituições do Rio Grande do Sul que poderá armazenar as doses da vacina da Covid-19. A informação foi obtida através de um levantamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Estado, para analisar quais universidades que possuem ultrafreezers disponíveis, com capacidade de temperatura inferior a -70°C – para conservar as vacinas – e sobre a possibilidade de cedência para armazenamento de doses.
Dos 64 freezers identificados, três estão em Santa Cruz. Ainda, na região dos vales, a Universidade de Lajeado (Univates) também conta com um ultrafreezer disponíveis. Com capacidade de 585 litros, a estimativa é de que o equipamento comporte 200 mil doses da vacina.
De acordo com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o objetivo do mapeamento foi apoiar o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), como alternativa para quando a vacina for disponibilizada. "Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado a favor da sociedade", afirmou Lamb sobre as relações da quádrupla hélice (universidade–indústria–governo–sociedade), estratégicas para o incentivo da dinâmica da inovação.
Notícias relacionadas

Colégio Marista São Luís inaugura Sala Champagnat
Espaço é uma homenagem ao padre francês e fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat

Corsan leva à Praça Getúlio Vargas exposição interativa sobre a água
Proposta inicia na segunda-feira e segue até quinta

Santa Cruz terá sirenes de alerta contra enchentes
Medida busca oferecer aviso sonoro capaz de alertar com antecedência os moradores de regiões propensas a alagamentos e deslizamentos

Evento marca lançamento de programa que vai atender 80 pessoas com transtorno do espectro autista
Programa tem investimento de R$ 3 milhões e pode ser ampliado para os 17 municípios do Vale do Rio Pardo