Política

Vereadora Helena da Rosa é eleita presidente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

Publicado em: 31 de dezembro de 2019 às 07:51 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 21:11
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto e Câmara de Vereadores
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Chapa liderada por ela irá comandar o Legislativo durante 2020

    Depois de um adiamento e até de uma liminar na justiça, a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires foi realizada. A vereadora Helena da Rosa (MDB) foi eleita com oito votos em sessão extraordinária na noite desta segunda-feira (30).

    Além dela, como vice-presidente está a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Nelsoir Battisti (PSD) como secretário e Ciro Eduardo Fernandes (PSC) como segundo secretário. Conforme a presidente Helena, embora desgastante, o processo originou uma mesa pluripartidária. "Queremos cuidar e organizar a Câmara, além de devolver a democracia à casa do povo", diz. 

    A chapa dois liderada pelo vereador Gilberto dos Santos (PTB) tinha como vice-presidente Adelânio Ruppenthal (PSB) e José da Rosa (PSD) e Sandra Helena Wagner (PSB).

    Votos

    • Votaram na chapa 1: Helena da Rosa, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Nelsoir Battisti, Ciro Fernandes, Tiago Quintana, Sidnei Ferreira, Izaura Landim e André Puthin.
    • Votaram na chapa 2: Gilberto dos Santos, Adelânio Ruppenthal, José da Rosa, Sandra Helena Wagner, Eduardo Kappel, Ezequiel Sahl e Clécio Espindola. 

    Currículo

    Helena Beatris da Rosa nasceu em 28 de maio de 1961, filha de Dário Francisco da Rosa (em memória) e da Professora Amélia dos Santos Rosa, numa família de 9 filhos. Nasceu em Linha Travessa, distrito de Vila Palanque, fez o antigo primário na Escola Municipal General Osório e o Ensino Fundamental na Escola Estadual Frida Reckzieguel, de Vila Palanque. Cursou Magistério no Colégio Nossa Senhora Aparecida, hoje Colégio Bom Jesus, graduada em Letras/Inglês, e se especializou em Literatura. Em 1985 assumiu uma união estável com o também professor Almedo Dettenborn, tendo um filho, Gustavo da Rosa Dettenborn.

    Começou a atuar no Magistério em março de 1980, na localidade de Linha Marmeleiro e trabalhou também nas escolas municipais: Jacob Becker, José Bonifácio, General Osório e José Duarte de Macedo, e também nas escolas estaduais Frida Reckzieguel e Brígida do Nascimento, onde ainda está em atividades. Na Prefeitura trabalhou na Secretaria de Educação, no Procon, no Gabinete do Prefeito e no Gabinete da Primeira Dama.  

    Colaboradora mensal da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da ONG Paresp, desde a fundação de ambas. Em 2012 concorreu a uma cadeira da Câmara pelo então PMDB, sendo eleita. Depois se lançou a reeleição e entrou para o seu segundo mandato. Aposentada como professora municipal mas na ativa na rede estadual, com mais de 28 anos de atividades.