Geral

450 carteiras de identidade são confeccionadas por dia no RS

31 de outubro de 2016
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Governo do RS
  • Foto: Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Na capital, esse tipo de documento demora em torno de três horas para ser produzido

    O processo de confecção das carteiras de identidade no Rio Grande do Sul tem na sua rapidez um dos principais avanços, além dos quesitos segurança e proteção contra fraudes. Atualmente, o IGP produz cerca de 450 carteiras de identidade expressas diariamente em todo o território estadual. Na capital, esse tipo de documento demora em torno de três horas para ser confeccionado (desde a coleta de digitais até a entrega). No interior, em torno de cinco dias úteis.

    O ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, acompanharam o processo na manhã desta segunda-feira (31). O estado é considerado modelo neste tipo de procedimento. A visita durou cerca de uma hora, nas dependências do prédio do Instituto Geral de Perícias (IGP) localizado na Avenida Azenha, em Porto Alegre. 

    Durante a visita, que teve o acompanhamento do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, e do diretor-geral do IGP, Cleber Muller, o secretário Schirmer testou a eficiência do departamento. Às 11h25min, Schirmer fez a coleta de digitais para a confecção da carteira. Apenas 45 minutos depois, às 12h10min, o secretário da Segurança Pública recebia em suas mãos sua nova carteira de identidade.

    Impressionado, o ministro do Trabalho foi taxativo. "O sistema é dinâmico, seguro e eficiente. Esses são elementos essenciais no que diz respeito à prestação de serviço ao cidadão". Nogueira busca bons exemplos para aplicar no Ministério do Trabalho, na elaboração carteira de trabalho. "Estamos buscando tecnologia e cases que têm dado certo. Encontramos isso aqui, no serviço que é prestado pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, na confecção das carteiras de identidade”.

    Notícias relacionadas

    Vídeos curtos