Centro de Bem-Estar Animal deu início à ação de esterilização gratuita nessa sexta-feira
A sexta-feira (30) foi de bastante trabalho no Castrapet, estrutura criada pela Administração Municipal para a realização do procedimento em cães e gatos, instalada ao lado do CRAS Beatriz Jungblut, no Bairro Santa Vitória,em Santa Cruz do Sul.
O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) deu início à ação de castração gratuita, dentro do programa de controle populacional de animais. A atividade tem seu segundo e último dia neste sábado (31).
Conforme o veterinário do CBEA, Tiago Marques, o comparecimento dos tutores agendados foi de acordo com o esperado. Após os animais serem liberados, os tutores recebem as receitas das medicações e orientações para o período pós-operatório.
No pátio do Castrapet, tutores aguardavam com seus animais o momento de atendimento. Foi o caso da autônoma Deisi Ferreira, moradora do bairro Faxinal Menino Deus. Acompanhada pelo filho Samuel, ela trouxe a cadelinha Laika para a esterilização. A cachorrinha foi adotada pela família durante a enchente, atendendo um desejo dos filhos.
Deisi destacou a agilidade na obtenção do benefício. “Fiz o cadastro há menos de um mês. Foi bem rápido”, avaliou. De acordo com a autônoma, a iniciativa é muito boa, pois serve para prevenir uma gravidez indesejada no animalzinho.
O serviço está sendo fornecido a tutores que cadastraram a solicitação na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) ou no CRAS Beatriz. A expectativa era de realização de 50 procedimentos no primeiro dia e a mesma quantidade no sábado. As cirurgias estão sendo feitas por grupo de veterinários provenientes de Capão da Canoa, o qual apresentou melhor proposta na licitação realizada.
A Semass e o CRAS Beatriz seguem registrando, de modo permanente, tutores interessados em obter o serviço gratuito, que é realizado mensalmente. Para se habilitar, basta comparecer a um dos locais mencionados, portando comprovante de residência; carteira de identidade, CPF ou CNH; e documento que comprove enquadramento da família como baixa renda.
Mais informações sobre o serviço gratuito de castração de animais podem ser obtidas pelos telefones (51) 3690-4151 (Semass) e (51) 92001-3395 (CBEA).
Notícias relacionadas
Sementes da Vida e Diversos Talentos são as novas cooperativas escolares de Santa Cruz
O Programa Cooperativas Escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo encerra o ano com um total de 25 grupos de jovens cooperativistas
Brasil atinge marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis
Dado consta do anuário produzido pela Kaya Mind divulgado nessa terça
A Importância da prática de esportes
Mover o corpo é alimentar a alma. Cada passo dado, cada respiração mais acelerada e cada gota de suor refletem o poder de superar limites. A prática de esportes ensina sobre disciplina, resiliência e, acima de tudo, autoconhecimento. O corpo,…
Comunidade pode adotar bolinhas do Natal das Marias
São 62 crianças dos bairros São Francisco, Boa Vista, Rincão da Serra, Cipriano de Oliveira, Arco-Íris, Bom Jesus e Leopoldina