Cultura e Entretenimento

Aeroclube de Santa Cruz articula a vinda da Esquadrilha da Fumaça para marcar os 90 anos de atuação no município

Publicado em: 31 de agosto de 2024 às 07:20
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Força Aérea Brasileira
    compartilhe essa matéria

    O objetivo é que a atração integre a programação da Festa da Alegria

    O Aeroclube de Santa Cruz está negociando a vinda da Esquadrilha da Fumaça para celebrar os 90 anos de atuação da instituição na cidade. O objetivo é que a atração faça parte da programação da 39ª Oktoberfest.

    Segundo o presidente do Aeroclube de Santa Cruz, Wilson Hoeltz, trazer a Esquadrilha da Fumaça é uma tarefa difícil, mas acredita que será viável. “Sabemos que, normalmente, no Dia das Crianças eles estarão em Santa Maria ou na base aérea de Canoas. Portanto, seria mais fácil conseguir que eles passassem por Santa Cruz do Sul e fizessem essa apresentação aqui”, destaca.

    O Aeroclube de Santa Cruz foi fundado em 1934 por um grupo de jovens, incluindo Ottmar Reichert, João Carlos Kolberg, Willy Sthal, Rudolfo Sthal, Hugo Reichert e Lauro João Holst, que tinham o sonho de voar. Reichert foi até Porto Alegre, onde recebeu conhecimentos sobre construção de planadores e voo. Ao retornar a Santa Cruz do Sul, dedicou-se à construção do planador SC-1.

    Leia também

    Em 1959, o aeroclube foi devastado por um grande temporal que destruiu todas as instalações do campo de aviação e quatro aviões, localizados na divisa de Santa Cruz do Sul com Rio Pardo. Em 1961, iniciou-se o período de reconstrução, em uma área cedida pela prefeitura de Santa Cruz do Sul.

    Atualmente, o aeroclube oferece cursos de piloto privado e comercial, além das habilitações de instrução de voo e voo por instrumentos, com cinco aeronaves (monomotor) para alunos matriculados em diferentes modalidades.

    Na última segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz realizou uma sessão solene para homenagear os 90 anos do Aeroclube de Santa Cruz, com a presença do presidente da instituição, Wilson Hoeltz.

    Na região

    A Esquadrilha da Fumaça já esteve presente no Vale do Rio Pardo em outras ocasiões. Neste ano, o espetáculo estava confirmado como uma das atrações da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). No entanto, as negociações foram canceladas no final de abril. Mais tarde, devido às fortes chuvas que atingiram a região, o evento festivo de Venâncio Aires também precisou ser adiado.