Anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido, Artur Lemos Júnior
O PSDB gaúcho confirmou, na manhã deste domingo (31), Eduardo Leite como o candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Sul pelo partido nas Eleições de 2022. Em uma grande festa no Teatro da Amrigs, mandatários e filiados comemoraram a deliberação da sigla. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido, Artur Lemos Júnior.
Ovacionado, Leite chamou ao palco os 62 pré-candidatos a deputado federal e estadual. O candidato tucano ao Piratini pediu que o partido mantenha a mobilização ao longo dos próximos meses.
"Temos cerca de 60 dias pela frente. Precisamos espalhar imediatamente, por todos os cantos do Rio Grande, as conquistas que nosso governo teve e tem. Não é pouca coisa. Temos muito para apresentar aos gaúchos e às gaúchas", discursou.
O ex-governador lembrou as principais realizações do governo, como o reequilíbrio das finanças, os investimentos em infraestrutura, saúde, segurança e educação, além de projetar um novo ciclo de desenvolvimento para o Estado.
"Nossa missão é cuidar das pessoas. Isso só é possível com o caixa equilibrado. O Rio Grande do Sul está vivendo uma nova realidade, com investimentos em todas as áreas e em praticamente todas as cidades do Estado. Vamos levar a mensagem do amor, da esperança, da confiança do futuro. A política do diálogo e da conciliação. Precisamos defender a nossa forma de fazer política. Levem isso às ruas", afirmou o candidato aos correligionários.
Antes de Leite, o governador Ranolfo Vieira Júnior se dirigiu à militância no mesmo tom, ressaltando a importância de defender as conquistas do governo.
“Não podemos admitir retrocesso no nosso Estado. Para dar seguimento a esse projeto, abri mão da candidatura, porque entendo que o Eduardo tem mais condições políticas pra continuar este projeto. O que interessa é o bem estar dos nossos gaúchos e das nossas gaúchas. É com essa força que nós vamos pra rua! Vai ser uma honra te devolver as chaves do Palácio Piratini, Eduardo!”, conclamou o governador Ranolfo Vieira Júnior.
Tiveram direito a voto na convenção deputados federais e estaduais, membros do Diretório Estadual e do Diretório Nacional com domicílio eleitoral no Estado e delegados municipais do PSDB. Durante o evento, que teve também a presença do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, foram homologados também os candidatos a deputado federal e estadual.
Leite renunciou ao mandato e transmitiu o cargo de governador ao seu vice, Ranolfo Vieira Júnior, em 1° de abril. Em 13 de junho, em coletiva realizada no diretório estadual do PSDB, foi anunciada a sua pré-candidatura ao governo.
Eduardo Leite
Eduardo Leite tem 37 anos, é ex-governador e candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, foi o governador mais jovem do Brasil durante seu mandato. Ao longo dos primeiros dois anos de gestão, promoveu uma série de reformas estruturais para conter o déficit das contas públicas do RS. Com uma agenda focada no diálogo e na abertura do Estado para a iniciativa privada, aprovou a privatização de estatais, concessões de rodovias, um novo Código de Meio Ambiente, alterações na previdência e nas carreiras do funcionalismo, além da extinção de diversos benefícios e vantagens temporais dos servidores públicos de todos os escalões e poderes e uma redução gradual de impostos. Com o resultado das reformas realizadas, promoveu, por meio do programa Avançar, investimentos em todas as áreas do Estado, totalizando R$ 6,4 bilhões de recursos. Leite foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016. Antes, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal na mesma cidade. Terminou o mandato de prefeito com 87% de aprovação popular nas pesquisas de opinião. O governador é bacharel em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York, EUA, e cursou mestrado em gestão pública na Fundação Getúlio Vargas.
Notícias relacionadas
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal